Alunos de orquestra gravam vídeo emocionante de canção de Pixinguinha. Assista!
Oriundos de projetos sociais musicais e orquestras comunitárias do Rio, jovens estavam cada um em suas casas, é claro, para gravar o clipe
Mesmo com aulas remotas por causa da pandemia do novo coronavírus, os alunos da Academia Juvenil da Orquestra Petrobras Sinfônica fizeram questão de marcar o encerramento de mais um ciclo.
+ Fechado em 2017, Bar Semente renasce com festival de música na web
Trinta e um alunos gravaram, cada um em suas casas, trechos da música A Rosa, de Pixinguinha. O resultado é arrepiante. Confira!
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Durante o período de dois anos, a Academia Juvenil oferece para um grupo de jovens músicos entre 14 e 20 anos aulas de teoria e percepção musical, prática orquestral e de instrumentos. O processo de seleção dos alunos acontece por meio de edital.
+ Fotógrafos de comunidades do Rio exibem suas produções em mostra on-line
Como forma de mostrar o aprendizado, a cada etapa do curso eles fazem um concerto. As medidas de isolamento, no entanto, fizeram com que a apresentação ganhasse novos moldes.
+ Mimo Festival ganha versão on-line
Sammy Fuks, flautista da Orquestra Petrobras Sinfônica, regente e professor de prática de orquestra da Academia Juvenil, destaca a dedicação e a força de vontade dos estudantes. “Na Academia eles aprendem a importância da disciplina como base para a vida, a nível técnico e humano. Assim, eles ganham motivação. As aulas on-line são mais um desafio a ser vencido. Gravar um vídeo de forma remota exigiu muita dedicação, mas o resultado nos agradou e está aí para o público apreciar”, reconhece.