Sessões de filmes indicados ao Oscar e mais atrações gratuitas no Rio
Longas como Elvis e The Fabelmans são exibidos no Village Mall. Fim de semana também traz aulas esportivas, oficinas, debate e mais
Às vésperas do Oscar 2023, filmes indicados à maior premiação de cinema serão exibidos gratuitamente no Village Mall. De sexta (3) a domingo (5), o shopping da Barra da Tijuca promove o evento Village MovieArte, que estreia com a exibição do filme Elvis, às 20h. Com oito indicações ao prêmio, incluindo de “melhor filme” e “melhor ator”, o longa conta a história do rei do rock, Elvis Presley.
+ Imagine Dragons, Ana Carolina, Luedji Luna e os melhores shows da semana
No sábado (4), a programação segue com a animação Gato de Botas 2: O Último Pedido, às 19h, seguida por The Fabelmans, filme inspirado na infância do diretor Steven Spielberg, às 21h30. Indicado na categoria “melhor figurino”, o longa Sra. Harris Vai a Paris será exibido no domingo (5), às 19h. A programação será encerrada às 21h30 com uma sessão de The Batman.
Mais atividades gratuitas acontecem neste fim de semana em diferentes locais do Rio. Confira a seguir os destaques:
Conversa com Walter Firmo no CCBB
Neste sábado (4), o fotógrafo Walter Firmo estará presente no CCBB ao lado de Janaína Damaceno, curadora da exposição “Walter Firmo: no verbo do silêncio a síntese do grito”, em um encontro para conversar sobre o ativismo visual do artista. A temática racial na obra de Walter e o impacto estético que suas imagens causam até hoje serão abordados durante a discussão, assim como o lugar do fato e da fantasia na trajetória do artista e a maneira de sua fotografia propor sua própria verdade. A programação gratuita do CCBB Educativo também traz visitas mediadas e atividades do Ateliê Aberto, para todas as idades. Rua Primeiro de Março, 66. Sáb (4), 10h. Grátis. Mais informações: https://ccbb.com.br/rio-de-janeiro/ccbb-educativo/
Festival Visões Periféricas
Realizada entre os dias 2 e 8 de março, a 16ª edição do evento exibe filmes de curta, média e longa-metragem desenvolvidos por profissionais que vivem nas múltiplas periferias brasileiras. O festival, que também ocorre de forma on-line, promove sessões presenciais no Estação Net Rio, Estação Net Botafogo, Cine Teatro Eduardo Coutinho (Biblioteca Parque Manguinhos) e CineCarioca Nova Brasília. Ao todo, serão exibidos 78 filmes, distribuídos nas mostras: Fronteiras Imaginárias, Cinema da Gema, Panorâmica, Visorama, Homenagem e Itaú Cultural Play, além dos longas de abertura e de encerramento do festival. 2 a 8 de março. Grátis. Exibição on-line e mais informações: www.visoesperifericas.org.br
+ Ilíada, de Daniel Dantas e Letícia Sabatella, e outras estreias nos teatros
Verão Carioca
Diversas atividades para mexer o corpo vão ocupar a orla carioca no mês de março. Quiosques situados entre o Leme e o Recreio recebem o projeto Verão Carioca, que oferece aulas de defesa pessoal feminina, muay thai, yoga, hiit e core training, todas gratuitas. Destinadas a todos os públicos, as aulas acontecem de quinta a domingo, a partir das 8h. O evento é promovido em parceria entre as marcas Sérgio Franco e Alta junto à Orla Rio, com o objetivo de gerar saúde e bem-estar aos cariocas nessa época do ano. Neste fim de semana, acontecem oficinas de muay thai no sábado (4), no quiosque Tatuí (Leme), e no domingo (5), no Clássico (Recreio).
Centro de Artes Hélio Oiticica
Aos sábados, o centro de artes promove uma visitação mediada ao “Programa Hélio Oiticica”, um processo experimental da construção de diversas obras e performances inéditas do artista. O processo pretende conectar diversos campos do conhecimento, como artes visuais, teatro, música, arquitetura, poesia, dança, inovação, diversidade, sustentabilidade, permacultura, yoga, física, entre outros. Os visitantes também podem conhecem a exposição de vídeos “Rio: Arena de Ronald Duarte”, que mostram o Rio sobre uma ótica social, além da ocupação de fotógrafos populares, que traz retratos do Rio a partir do subúrbio e favelas. Rua Luís de Camões, 68, Praça Tiradentes, Centro. Visitação mediada: sáb., 10h e 15h. Exposição de vídeos: seg. a sáb., 10h/18h. Ocupação: seg. a sáb., 10h/18h. Até 1º/4. Grátis.
+ Programão gratuito: Museu de Astronomia e Ciências retoma observação do céu
Parque das Ruínas
Até o dia 19 de março, os visitantes podem conferir a exposição gratuita “I Prêmio de Fotografia – Visões Cariocas”. A mostra traz registros vencedores do concurso desenvolvido pela Prefeitura do Rio para destacar as melhores fotografias da cidade – de paisagens e manifestações culturais a imagens da gastronomia carioca. Uma boa dica é aproveitar o passeio para tomar um desjejum no Café Mandala Residência Gastronômica, que oferece durante o mês de março, em razão do aniversário do Rio, um combo de delícias que inclui duas fatias de Pão Petrópolis na chapa com manteiga e parmesão, dois ovos mexidos e uma bebida (mate da casa, água de coco, suco de laranja ou chocolate quente) por R$ 22,00. Rua Murtinho Nobre 169, Santa Teresa. Ter. a dom., 9h/16h. Grátis.
Música na Praça
Um baile charme gratuito vai ocupar o Carioca Shopping neste domingo (5). Realizado pelo Projeto Música na Praça, que leva atrações musicais ao vivo à Praça de Alimentação do empreendimento, o evento será comandado pelo DJ Marcelo Marques, inspirado nos clássicos bailes da Zona Norte na década de 80. O baile promete também resgatar antigos passinhos e coreografias, com ajuda dos bailarinos e professores Crislayne e Dedé Sabino. Será um pedacinho do tradicional baile do Viaduto de Madureira, que busca valorizar a cultura e a identidade negra, por meio da dança, moda e estilo. Av. Vicente de Carvalho, 909, Vila da Penha. Dom (5), 15h. Grátis. Mais informações: https://www.cariocashopping.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Museu do Pontal
Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o espaço cultural terá uma programação comandada por elas no mês de março. Neste sábado (4), às 16h, o público poderá saber mais sobre a arte do cultivo e as propriedades medicinais das plantas na Oficina de Ervas de Cura e de Plantio. A atividade ocorrerá na horta em formato de mandala, situada no jardim do Museu, e será ministrada por Dona Maria Lúcia, integrante do Quilombo Cafundá, de Vargem Grande. No mesmo dia, às 10h, o museu traz uma oficina com brincadeiras e jogos afro-brasileiros direcionada aos pequenos, que valorizará o antirracismo e a representatividade. Já no domingo (5), às 16h, haverá uma Oficina de Maracatu para quem quer aprender percussão. Atividades fixas também estão confirmadas na agenda, como a visita musicada, às 11h e 15h, e o baú de brinquedos, às 12h e 17h. Avenida Celia Ribeiro da Silva Mendes, 3.300, Barra da Tijuca. Ingressos gratuitos ou com contribuição voluntária pelo link https://site.bileto.sympla.com.br/museudopontal/