As charmosas praças da cidade são o assunto do próximo Rolé Carioca
Passeio virtual gratuito acontece no domingo (25), comandado pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins. Saiba como participar
As praças do Rio são, além de lugares de encontros (em tempos sem coronavírus, é claro), comemorações e espaços de lazer, testemunhas da história, como o Largo do Boticário e o Largo de São Francisco de Paula, por exemplo.
Por isso, as praças e largos da cidade do Rio de Janeiro são o tema do próximo roteiro virtual do Rolé Carioca, que acontece no domingo (25), a partir das 10h, pela plataforma Zoom, com condução dos historiadores Roberta Baltar e William Martins.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Importantes não só por suas localizações estratégicas e homenagens a personalidades, as praças da cidade cumprem um papel fundamental nas relações de identidade e sociabilidade nos bairros e regiões onde estão inseridas.
Em outras épocas, eram nas praças que as pessoas buscavam água potável: bicas, fontes e chafarizes cumpriam um importante papel no abastecimento de água até o final do século XIX.
+ Com talento e ambição, Maxwell Alexandre conquista espaço no panteão das artes
Algumas praças ainda mantêm os simpáticos coretos, como a Praça São Salvador, em Laranjeiras, e a Washington Luiz, em Sepetiba. Aliás, foi lá, no coreto mais antigo do Rio de Janeiro, que o personagem Odorico Paraguassu fazia seus hilários discursos políticos na novela O Bem Amado, do dramaturgo Dias Gomes, em 1973.
+ Comuna reabre na Lapa com drinques e os famosos hambúrgueres
Ao longo do tempo, as praças e largos habitam o imaginário – e os corações – dos cariocas e foram o roteiro escolhido em votação online pelos “rolezeiros” como o assunto de abril.
+ Maria Ribeiro: Deseja recomeçar?
Para participar, basta acessar o link da videoconferência no Zoom às 9h50 de domingo (25), pelo Facebook ou Instagram. O passeio virtual é gratuito e não é necessário fazer inscrição prévia.