Continua após publicidade

Passeio guiado pelo Centro, grátis, conta a história de Tiradentes

Na quinta (21), feriado, o itinerário a pé começa no Palácio Tiradentes, onde está instalada a Assembleia Legislativa (Alerj). Na sexta (22) tem outro roteiro, diferente

Por Redação VEJA RIO
Atualizado em 5 dez 2016, 11h22 - Publicado em 20 abr 2016, 15h50
Palácio Tiradentes: ponto de encontro para passeio guiado, de graça, a pé pelo Centro
Palácio Tiradentes: antiga sede da Alerj abre as portas para a vacinação (Alerj/Divulgação)
Continua após publicidade

Tiradentes está em alta, e não só porque quinta (21) é feriado dedicado ao inconfidente de Minas Gerais. Além de ser tema de novela global, Joaquim José da Silva Xavier também será homenageado em um passeio a pé guiado, de graça, pelo centro da cidade. Batizada de “O Rio de Tiradentes – dos Tormentos às Reverências”, a caminhada cultural oferecida pelo grupo Roteiros Geográficos do Rio começa às 14h, no feriado, junto ao Palácio Tiradentes (ALERJ), ponto no qual antigamente se encontrava a cadeia do Rio onde Tiradentes ficou preso.

Dali, o roteiro segue o seguinte: o suplício na caminhada pelas Ruas da Assembleia e do Piolho (atual Rua da Carioca) – Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa (templo no qual Tiradentes assistiu a última missa na porta da igreja) – Praça Tiradentes (a reconquista da honra de um herói projetada pela República positivista) – Rua Visconde do Rio Branco – Escola Municipal Tiradentes.

+ Veja outras dicas de passeio para o feriado

Na sexta (22) haverá outro passeio, dessa vez pelo Campo de Santana, começando às 14h no interior do Centro Cultural Light (Avenida Marechal Floriano, 168, Centro). Itinerário: Centro Cultural Light – Itamarati – Central do Brasil (visita) – passagem subterrânea – Casa do Marechal Deodoro – Arquivo Nacional/Casa da Moeda (visita) – Rádios MEC Am / Fm – Faculdade de Direito UFRJ (antigo Senado) – circulando no interior do Campo de Santana, das festividades e rituais religiosos, do casamento de D. Pedro e da Imperatriz Leopoldina, da aclamação popular de Dom João VI, do samba O Pato de Jaime Silva e Neusa Teixeira gravado por João Gilberto, dos territórios de prostituição masculina e feminina e do ajardinamento de Glaziou – Corpo de Bombeiro – Igreja de São Jorge (visita) – Biblioteca Parque Estadual.

Continua após a publicidade

As inscrições não são necessárias, mas, em caso de tempo chuvoso, o itinerário pode ser cancelado. Confirme antes através do whatsapp 98871-7238.

+ Leia mais notícias sobre cidade

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.