Bolso agradece! MAR, na Praça Mauá, volta a ter entrada gratuita às terças
Atualmente, o museu, instalado na Praça Mauá, região da Pequena África, conta com seis exposições temporárias, além de uma instalação permanente
Graças aos pedidos do público, o Museu de Arte do Rio (MAR), instalado na Praça Mauá, na região da Pequena África, volta a ser gratuito às terças. O benefício torna a vigorar justamente no Dia de São Jorge, 23 de abril. A prática de ter um dia sem cobrança de ingresso é algo frequente nos maiores centros culturais do mundo.
+ Área gamer, realidade virtual: conheça o novo espaço de lazer XD Animasom
Atualmente, o espaço abriga seis exposições temporárias: Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação (recém-aberta), Funk: Um Grito de Ousadia e Liberdade, Bloco do Prazer, Ònà Irin: Caminho de Ferro, Rio Carnaval e Abolicionistas Brasileiras. Além disso, conta com a instalação permanente Morrinho, nos pilotis do prédio.
A programação do centro cultural dialoga com a cidade e com a região onde ele está localizado, trazendo artistas de grupos que durante décadas estiveram frequentemente invisibilizados nas artes visuais, como negros, indígenas, população periférica e mulheres, e temas que se relacicionam a esses grupos.
O MAR é um museu da Secretaria Municipal de Cultura do Rio e foi concebido em uma parceria entre a prefeitura e a Fundação Roberto Marinho. Em janeiro de 2021, o MAR passou a ser gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos (OEI), em cooperação com a secretaria. Em 2024, a OEI passou a contar com a colaboração do Instituto Arte Cidadania (IAC) na realização da programação.
Museu de Arte do Rio (MAR). Praça Mauá, 5, Centro. Ter. a dom., 11h/18h (última entrada às 17h). R$ 10,00 a R$ 20,00. Grátis às terças.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui