Grátis: Sebrae abre exposição dedicada à cultura indígena
Mostra reúne objetos feitos à mão pelos povos que habitam o Alto do Rio Negro, na Bacia Amazônica
Mais um espaço cultural a reabrir as portas no Rio, o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab) inaugura neste sábado (31) a exposição Gente Peixe, totalmente dedicada à cultura indígena.
Centrada nos povos do Alto do Rio Negro, no Amazonas, a mostra propõe uma viagem imersiva a uma das mais ricas regiões etnográficas do Brasil, caracterizada pela grande e variada produção de cultura material.
O ponto alto da exposição é a imensa Cobra Canoa confeccionada em arumã que, segundo uma lenda indígena, viaja pelo Rio de Leite.
“Para os índios da Bacia Amazônica, a criação da humanidade seguiu um ritmo de transformação: primeiro vieram os objetos, depois os peixes e, por fim, os humanos”, explica a curadora da mostra, Rozana Trilha, sobre a escolha do nome Gente Peixe para a mostra.
Inúmeros objetos feitos à mão pelos povos que habitam o Alto do Rio Negro estarão expostos no local. As peças são uma expressão de sua vida e religiosidade.
O Crab seguirá o protocolo de segurança para proteção dos visitantes, com agendamento da visita pelo site. A capacidade do espaço será reduzida, com distanciamento, aferição de temperatura e álcool gel em vários pontos do prédio.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
Gente Peixe. Crab. Praça Tiradentes, 67, Centro. Terça a sábado, 10h/16h. Grátis.