Três novas exposições para conferir na Casa Roberto Marinho
O instituto cultural no Cosme Velho comemora cinco anos com entrada gratuita até o fim de maio
Gesto em Suspensão reúne cerca de 100 pinturas, desenhos e gravuras de Maria Leontina, destaque do modernismo brasileiro, em um recorte afetuoso de sua obra, selecionadas por Alexandre Franco Dacosta, seu filho. A individual conta com trabalhos raramente exibidos das décadas de 40 a 80, pertencentes à família da artista, coleções particulares e instituições.
+ Retratos de diferentes mulheres aparecem na pintura de Lasar Segall
Evocando os quase trinta anos de amizade das duas, no mesmo andar da exibição dedicada a Maria Leontina, está A Criação do Artista Popular, que traz os trabalhos reunidos pela antropóloga e historiadora da arte Lélia Coelho Frota. Com curadoria do dramaturgo João Emanuel Carneiro, seu filho, a mostra apresenta quarenta peças da coleção, de nomes como Júlio Martins da Silva (foto), pintor favorito da colecionadora.
+ Museu do Amanhã abre exposição imersiva sobre o celular
Com curadoria de Lauro Cavalcanti, diretor do espaço, Coleção no Seu Tempo traz 44 obras do acervo do instituto, de vertentes e períodos variados. São trabalhos de artistas como Anna Bella Geiger, Candido Portinari (foto), Carlos Vergara, Frans Krajcberg, Iberê Camargo e Luiz Aquila, entre outros nomes consagrados. A seleção inclui aquisições recentes e trabalhos que serão exibidos pela primeira vez.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
> Casa Roberto Marinho. Rua Cosme Velho, 1105. → Ter. a dom., 12h/18h. Grátis até 31 de maio e às quartas. R$ 5,00 a R$ 10,00. Ingressos na bilheteria. Até 17/7.