Continua após publicidade

Destaques da ArtRio, mostras paralelas e outras exposições na cidade

Além da feira de arte, que vai até domingo (29), o Rio recebe a nova mostra de Rosa Paulino e eventos eventos na Ocupação Iboru e na galeria Rato Branko

Por Kamille Viola
Atualizado em 27 set 2024, 17h30 - Publicado em 27 set 2024, 17h23
Osvaldo-Carvalho
Osvaldo Carvalho: artista retrata o Rio em séries como Celebração (Janaina Torres Galeria/Divulgação)
Continua após publicidade

ARTRIO

Alberto Pitta

Referência no carnaval da Bahia, o artista soteropolitano traz para a feira obras de sua série Moradismo, conjunto de pinturas em tinta e impressão sobre tela que ele vem desenvolvendo nos últimos dois anos. Nos trabalhos, ele retrata a arquitetura popular brasileira, em especial a do interior do Nordeste.

Nara Roesler. Pavilhão Mar — estande S3.

Oswaldo Carvalho

Niteroiense, o artista busca imagens e referências da cultura e comunicação de massa, como cinema, mídia, internet, quadrinhos e publicidade, para produzir suas obras, que frequentemente retratam o Rio e seus personagens. Ele participa do evento com os trabalhos da série Celebração e Balada, além de pinturas recentes das séries Empreendedores e Calçadões Cariocas.

Janaina Torres Galeria. Pavilhão Terra — estande B11.

Prêmio Foco

Os vencedores deste ano são os artistas Carchíris, de São Luís; Cris Peres, de João Pessoa; Desali, de Belo Horizonte; Patfudyda, do Rio de Janeiro; e Xadalu, de Alegrete (RS). O prêmio contempla os artistas selecionados com residências com instituições parceirs.

Pavilhão Mar — estande Prêmio Foco.

Continua após a publicidade

Rafael Prado

O artista de Porto Velho (RO) busca resgatar as raízes culturais amazônicas. Na série Povos Amazônicos Não Morrem, Viram Sementes, ele resgata trajetórias de indígenas, ativistas, camponeses, catadores de castanha, seringueiros e outros personagens que perderam suas vidas em defesa de suas ideias e do território.

Luciana Caravello Galeria.  Pavilhão Mar — estande P1.

Ziel Karapotó e Olinda Tupinambá

A galeria apresenta a mostra Rituais, Tramas e Cosmogonias, com obras dos multiartistas que dialogam entre si. Em seus trabalhos, Ziel e Olinda apresentam investigações e pesquisas que passam por temas como tradições, o sagrado, o imaginário, o antirracismo e a crítica ao colonialismo e à modernidade ocidental.

Christal Galeria. Pavilhão Mar — estande BC3.

+ Destaques da ArtRio, mostras paralelas e outras exposições na cidade

Continua após a publicidade

MOSTRAS PARALELAS

elian-almeida
Elian Almeida: artista inaugura mostra com obras como Alumia Teu Povo Em Procissão (Igreja e Convento de São Francisco, Salvador), de 2024 (./Divulgação)

Bibliografia da Pintura

A Ocupação Iboru, em parceria com a Galeria Nara Roesler, apresenta a nova exposição de Elian Almeida, que ficará em cartaz até este domingo (29). Nome de destaque da nova geração, o artista aposta na convergência de diferentes linguagens, como pintura, fotografia, vídeo e instalação. Com uma abordagem decolonial, sua obra devolve o protagonismo a corpos negros e aborda temas o racismo e seus desdobramentos. No domingo (29), às 16h, Elian Almeida participa de um bate-papo sobre arte e criatividade com Marcelo D2 e o historiador, escritor e compositor Luiz Antonio Simas, com mediação de Luiza Machado.

Ocupação Iboru. Rua Sete de Setembro, 43, Centro. Sex. (27), 11h/19h. Sáb. (28), 10h/17h. Dom. (29), 10h/17h (bate-papo às 16h). Grátis.

FuzuErê + Onipé Ibeji 2024

Em celebração ao dia de São Cosme e Damião, o Solar dos Abacaxis organiza o evento Manjar de Ibeji, em parceria com a ArtRio e galerias como Flexa e Mendes Wood DM. Haverá performances inéditas dos artistas Ayrson Heráclito, Joceval Santos e Novíssimo Edgar, apresentações da roda de samba do Awurê e do DJ Gustavo Keno, e distribuição de caruru e de doces típicos da data. O evento também marca a abertura da exposição FuzuErê + Onipé Ibeji 2024, com curadoria de Ana V e Catarina Duncan em parceria com o Galpão Bela Maré, que reúne os artistas Alberto Pitta, Camila Canela, Heitor Bonifácio, Ismael David, Leid Ane, Mariana Maia, Mayra Karvalho e Zayre Kaus.

Continua após a publicidade

Solar dos Abacaxis. Mercado Central. Rua do Mercado, 48, Centro. Sex. (27), 20h. Grátis.

Rato Branko

O coletivo/galeria dos artistas Raul Mourão e Cabelo realiza evento com música e artes visuais. Felipe Abdala expõe a série de pinturas Boca, na qual se debruça sobre a ideia de “fagia” (ação de alimentar-se) no fazer artístico. Novíssimo Edgar realiza uma videoinstalação na fachada em frente ao ateliê. Já os artistas residentes Raul Mourão e Cabelo abrem seus ateliês para visitação, e o evento conta ainda com show da banda Mocofaia (formada por Luizinho do Jêje, Sylvio Fraga e Marcelo Galter) e performances dos DJs Mary G, Nado Leal e Nepal.

Rua Joaquim Silva, 71, Lapa. Sáb. (28), 16h/23h. Grátis.

Galeria Tu Tá No RJ

A galeria inaugura neste sábado (28), trabalhos dos DJs Clara Chousa, Calvet, Eneri, Ana Moraes, Gean 2050, Ladrilha, Qualq, Ivanno José Brabo (Só Letra Braba), Clara Rara e Caio Ciano. Às 22h, acontece a festa em comemoração à abertura.

Rua General Polidoro, 14, Botafogo. Sáb. (28), 14h (abertura) e 22h (festa). Grátis.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

OUTRAS EXPOSIÇÕES

rosana-paulino
Rosana Paulino: artista está nova mostra em cartaz com no Rio (Casa Museu Eva Klabin/Divulgação)

3 Mestres Modernos: Camargo, Tomasello, Cruz-Diez

A mostra apresenta uma seleção de trabalhos dos artistas Sergio Camargo, Cruz-Diez e, Luis Tomasello. Uma das precursoras do Modernismo, será ocupada pelos cinéticos de Cruz-Diez, pelos relevos em madeira de Tomasello, por uma escultura em mármore e dois relevos de Camargo, entre outras obras bastante representativas selecionadas pelo curador, Paulo Venancio Filho.

Galeria de Arte Ipanema. Rua Aníbal de Mendonça, 27. Seg. a sex., 10h/19h. Sáb., 11h/15h. Grátis. Até 11 de outubro.

Neotropical — Fragmentos de Memória

Oskar Metsavaht reúne estudos e obras em diversas plataformas e períodos, com seu olhar sobre uma Ipanema tanto idílica quanto concreta. São trabalhos recentes, inspirados em fotografias e filmes em 16mm que ele produziu há alguns anos, e que mostram os contrastes entre o mundo urbano atual e a natureza. Em fotos, vídeos e pinturas, ele se inspira na movimentação do bairro para falar sobre o estilo de vida carioca.

OM. art. Rua Jardim Botânico 997. Ter. a sex., 11h/18h. Sáb., 12h/20h. Dom., 10h/18h. Grátis. Até 3 de novembro.

Continua após a publicidade

Novas Raízes

A mostra celebra os 30 anos de carreira de Rosana Paulino, um dos grandes nomes da arte contemporânea brasileira hoje. Com curadoria de Lucas Albuquerque, traz no térreo obras que pensam a relação entre a arquitetura e botânica, com desenhos, colagens e instalações. Já o segundo andar é dedicado a trabalhos que fazem uma reflexão sobre as vidas das mulheres negras ao longo da história do país. Com tecidos em voil, fitas, lentes, recortes e outros objetos, a artista propõe a preparação de um ambiente de descanso para todas as mulheres negras vítimas da história brasileira.

Casa Museu Eva Klabin. Avenida Epitácio Pessoa, 2480, Lagoa. Qua. a dom., 14h/18h. Grátis. Até 12 de outubro.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.