Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Após reforma de 7 milhões, Museu Casa de Benjamin Constant é reaberto

Espaço tombado em Santa Teresa conta com 10 000 metros quadrados de área verde e teve as instalações modernizadas; entrada é gratuita

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
29 dez 2023, 17h02
Museu Casa de Benjamin Constant: espaço rebriu depois de seis anos fechado para reformas (Instagram/Reprodução)
Continua após publicidade

Após passar seis anos fechado para reformas, o Museu Casa de Benjamin Constant, em Santa Teresa, reabriu no mês passado. O espaço conta a trajetória de seu patrono e seu papel na proclamação da república, além da história familiar cotidiana do período, mostrando as transformações ocorridas no ambiente doméstico entre os séculos XIX e XX.

A obra custou cerca de 7,1 milhões de reais e contemplou dois edifícios históricos: a casa onde viveu Benjamin Constant, que hoje abriga o museu, e a construção onde residiu a filha do militar e professor, que atualmente é a sede administrativa.

+ Grito de Ano Novo no Al Farabi, promoção no Flamengo e mais pré-Réveillon

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1958, o espaço passou a contar com instalações mais modernas e acessíveis. Ganhou um laboratório de conservação, uma reserva técnica e um salão multiuso para atividades educativas, palestras e seminários, além de um anexo de apoio aos funcionários, com refeitório e banheiros.

O museu agora possui uma passarela para pedestres e uma rampa de acesso ao platô inferior do terreno, antes fechado à visitação. As casas históricas são cercadas por mais de 10 000 metros quadrados de área verde, que integra a área de proteção ambiental de Santa Teresa.

Continua após a publicidade

Compartilhe essa matéria via:

Construída em 1860 por Antônio Moreira dos Santos Costa, a residência foi a primeira casa da República do Brasil. Planejada em um estilo neoclássico, com caramanchão e coreto em um parque de árvores, possui uma planta de arquitetura em formato de U, criando um pátio interno.

Militar, engenheiro, professor e político, Benjamin Constant (1837-1891), conhecido como o Fundador da República, mudou-se para a residência em 1890 e viveu nela até sua morte, em 22 de janeiro de 1891. No ano de 1958, o General Pery Constant Beviláqua (1899-1990), bisneto de Benjamin, solicitou ao Iphan uma intervenção no imóvel, que estava em ruínas. A casa, então, foi tombada.

Continua após a publicidade

+ Projeto Botinho e mais colônias de férias para animar a criançada em 2024

Após a morte da filha mais nova de Benjamin, Araci (1882-1961), o imóvel foi retomado pela União e pelo Iphan, que começaram o trabalho de organização do museu. Em 18 de outubro de 1982, foi inaugurado o Museu Casa de Benjamin Constant, reunindo móveis e objetos, além de livros, documentos e fotografias do arquivo pessoal do homenageado e de seus familiares. Em 2017, ele foi fechado para reformas, tendo sido reaberto somente no último dia 18 de novembro.

O museu fica na rua Monte Alegre, 255, Santa Teresa, e tem entrada gratuita. O parque abre diariamente das 8h às 17h. Já a casa histórica funciona de terça a sexta, das 10h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, abre das 13h às 17h. 

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

SUPER BLACK FRIDAY

Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ
A partir de 32,90/mês