Tá apertado? Confira 8 programas gratuitos para aproveitar no feriadão
Da nova exposição de Maxwell Alexandre aos shows de Nilze Carvalho e de Zé Paulo Becker, passando por peça ao ar livre de Álamo Facó, só opções 0800
O Caminho de Volta — A Outra História do Rio de Janeiro
Idealizado, escrito e dirigido por Álamo Facó, que também integra o elenco, o espetáculo conta a história da cidade do ponto de vista da resistência indígena. Pela primeira vez, a narrativa tem o ponto de vista do lado de cá da baía, o da taba Karioka, da Paliçada de Uruçumirim, onde nasceu a maior organização de combate à escravização ndígena que já se teve notícia, a Confederação dos Tamoio. O público é levado a se acomodar em esteiras e redes para mergulhar nessa trama.
Parque do Flamengo, na altura da avenida Oswaldo Cruz. Ter. e qua.. 19h30 (sessão às 20h). Grátis. Em caso de chuva, não acontece o espetáculo. Até 29 de maio.
Existência Numérica — Emergências
Na segunda edição da mostra coletiva, artistas brasileiros e estrangeiros utilizam dados numéricos como meio de criação para realizar uma análise visual de temas contemporâneos, como as mudanças climáticas, as questões identitárias e a valorização da ciência. A curadoria é de Barbara Castro, Doris Kosminsky e Luiz Ludwig. Um dos destaques é a obra Fake News Apostles, de Albert-László Barabási, físico húngaro que aplicou sua experiência em big data e ciência de redes para revelar as forças que impulsionaram a disseminação de notícias falsas durante o lançamento das vacinas contra a Covid-19.
Futuros — Arte e Tecnologia. Rua Dois de Dezembro, 63, Flamengo. Qua. a dom., 11h/20h. Grátis. Até 23 de junho.
Nilze Carvalho
A cantora, compositora e bandolinista apresenta pocket-show acompanhada pelos músicos Hudson Santos e Diego Zangado. No repertório, canções próprias, como Verde Amarelo Negro Anil (Nilze Carvalho e Marceu Vieira), e de outros compositores, entre elas Além De Mim (Jorge Aragão), De Manhã (Caetano Veloso) e Não Deixa O Samba (Aloísio).
Espaço Conceito BB. Travessa Tocantins, 1, Centro. Sex. (29), 17h30. Grátis (senhas uma hora antes na bilheteria).
Pavilhão Maxwell Alexandre 3
Depois passar por São Cristóvão e pela Rocinha, chega agora ao Museu Histórico da Cidade o Pavilhão Maxwell Alexandre 3, terceiro pouso da galeria itinerante do artista plástico. Um dos nomes de destaque das artes visuais brasileiras hoje, Maxwell apresenta cerca de dez trabalhos inéditos da série Clube, que surgiu quando se tornou sócio do Flamengo, na Gávea, vizinho à favela da Rocinha, onde nasceu e cresceu. Ele passou a ter acesso às famosas piscinas, que eram um dos maiores objetos de desejo de sua infância. Coincidência ou não, o museu fica na mesma Gávea e próximo a uma favela. Em sua obra, Maxwell Alexandre aborda temas que fazem parte da realidade das pessoas negras no Brasil, além de imaginar futuros.
Museu Histórico da Cidade (MHC). Estrada Santa Marinha s/nº, Gávea. Abertura: Sáb. (30), 11h/16h. Visitação: Sáb. e dom., 9h/16h. Grátis. De 30 de março a 23 de junho.
Quintal dos Botecos
A terceira edição do evento, que conta com a participação de bares e restaurantes de várias regiões do Rio, da Zona Sul à Baixada, é pet friendly e tem área kids. Serão mais de dez barracas com comida de botequim, de petiscos tradicionais a inovações, com preços de R$ 12,00 a R$ 52,00. Entre os participantes, estão o Bar da Portuguesa, de Ramos, e o Pescados na Brasa, do Riachuelo, de culinária paraense. Todos os dias têm atrações musicais: na quinta (28), as atrações são os grupos Choro Novo, às 15h, Samba que Elas Querem, às 20h. Na sexta (29), às 15h, tem a Banda Galena, e às 20h, o grupo Casuarina. Sábado (30) é a vez de Nure Guidah, às 15h, e Marcelle Britto , que recebe Arlindinho na roda de samba, às 20h. Já no domingo (31), tem Banda Rock Blenders, às 15h, e Baile do Zen, e às 20h, encerrando o evento.
Downtown. Avenida das Américas, 500, Barra. Qui. (28) a dom. (31), 12h/0h. Grátis.
Rio Free Walking Tour
O passeio percorre pontos importantes do centro histórico do Rio: Cinelândia, Escadaria Selarón, Lapa, Catedral Metropolitana, Confeitaria Colombo, Paço Imperial e Praça XV são algumas das atrações visitadas durante a caminhada de cerca de três horas. A recomendação é usar tênis confortáveis, roupas leves e levar água. É importante fazer reserva pelo Instagram @riofreewalkingtour. Os passeios costumam ser mantidos sempre com chuva.
Em Frente ao Theatro Municipal. Seg. a sáb., 9h30. Grátis (gorjeta opcional).
Solo Criativo: Uma Homenagem aos Artesãos do Brasil
Homenagem ao mês do artesão, cujo dia é comemorado em 19 de março, a exposição reúne cerca de cem obras do acervo do Crab. As peças ocupam três salas do centro cultural: na primeira, publico entende como acontece a produção artesanal nas regiões do país. Na segunda, o visitante fica sabendo como são as oficinas de artesanato e aprende sobre as técnicas de entalhe em madeira, cerâmica e trançados em fibras vegetais. O terceiro e último espaço aproximará o público dos artesãos, contando um pouco da história desses artistas.
Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab). Praça Tiradentes, 69/71, Centro. Ter. a sáb., 10h/17h. Na Sexta-Feira Santa, o local estará fechado. Grátis (mediante documento com foto).
Zé Paulo Becker e convidados
O violonista comanda o Choro na Varanda ao lado de Silvério Pontes (trompete), Kiko Horta (acordeon), Luis Barcelos (bandolim), Joana Queiroz (flauta), Joana Silveira (clarinete), Rafael Mallmith (violão 7 cordas) e Bernardo Aguiar (pandeiro). No repertório, mestres como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Ernesto Nazareth e outros, além de muito improviso.
Blue Note Rio. Piano Bar. Avenida Atlântica, 1910, Copacabana. Dom. (31), 16h. Grátis.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui