Continua após publicidade

11 programas gratuitos no Rio para curtir no último fim de semana do mês

Roda de samba comandada por Zélia Duncan e Ana Costa, espetáculo do grupo Tá na Rua e concerto no Forte de Copacabana estão entre as opções

Por Kamille Viola
Atualizado em 26 abr 2024, 16h46 - Publicado em 26 abr 2024, 16h43
Ana-Costa-e-Zélia-Duncan
Ana Costa e Zélia Duncan: artistas comandam roda de samba na inauguração do QueeRIOca (Jorge Bispo/Divulgação)
Continua após publicidade

Abre Alas

A coletiva, que inaugura o calendário de exposições da galeria no ano, tem o intuito de ser uma vitrine para artistas do Brasil e de outros países e, em sua 19ª edição, contou com uma comissão de seleção formada por Agrade Camíz e Daniela Castro, que escolheram obras de 28 nomes. Cynthia Loeb, Emilia Estrada, Jota Carneiro, Luiz Pasqualini, LYV, Naomi Shida, Silia Moan e Thaís Iroko são alguns deles.

Rua Gonçalves Lédo, 11/17, Centro. Ter. a sex., 12h/18h. Sáb., 12h/16h. Grátis. Até sábado (27).

Favela Brass

Cortejo da fanfarra, que é oriunda do programa homônimo de educação musical para jovens nas favelas e escolas públicas do Rio, com foco na música popular brasileira e o jazz. O repertório é típico dos blocos de rua carioca, de sambas e marchinhas ao funk carioca e o jazz.

Aterro do Flamengo, na altura do Bar Belmonte. Sáb. (27), 11h. Grátis.

Feira Nacional do Podrão

Comemorando seis anos em 2024, o evento aporta pela primeira vez na Quinta da Boa Vista. Serão cerca de trinta expositores, com petiscos em formato exagerado, como como o cachorro-quente de 1,2 metro, o hambúrguer de 3kg e torre de churros, além de opções mais comuns, como batata-frita, churrasquinhos e salgadinhos. A feira conta com área kids, com brinquedos, monitores, palhaços e brincadeiras, e lanchinhos para pets.

Quinta da Boa Vista. Avenida Pedro II, s/nº, São Cristóvão. Sáb. e dom., 10h/19h. Grátis.

Continua após a publicidade

Junta Local

A feira de pequenos produtores, sobretudo de gastronomia, faz sua edição mensal na Tijuca. Cervejas artesanais, drinques, queijos, café, sorvete artesanal, doces, pães, cogumelos, chocolate e comidinhas típicas da Argentina, Índia, Venezuela e Coreia são algumas das pedidas.

Praça Xavier de Brito, Tijuca. Dom. (28), 10h/17h. Grátis.

Mitos e Ritos da Cultura Popular

O evento, organizado pela Casa do Saber Popular, encerra a edição deste ano no domingo (28). As atrações são as oficinas de capoeira, com Mestre Gato (14h/16h); e de jongo, com o grupo Jongo de Pinheiral (16h15/18h15); uma roda cultural com capoeira angola e jongo (18h30/20h) e um cortejo cultural pelas ruas da Tijuca, coordenado por Mestre Messias.

Centro da Música Carioca Artur da Távola. Rua Conde de Bonfim, 824, Tijuca. Das 14h/21h. Dom, 28 de abril. Grátis. Ingressos pelo Sympla

Mundo Ment

Com obras espalhadas pela cidade e reconhecido por seu trabalho na arte urbana, Marcelo Ment passeia por seus 25 anos de carreira em sua nova mostra, na qual retrata pessoas (inventadas ou famosas, como Bezerra da Silva, Madame Satã e Pixinguinha), imagens oníricas e cenários urbanos. Dos muros, sua arte transbordou para outros suportes, como telas, impressões em 3D ou o ambiente meio digital. Mas sempre mantendo seu olhar afetivo, político e social.

Galeria Mestre Vitalino. Centro Nacional de Folclore (CNFCP)/Iphan. Rua do Catete, 179. Ter. a sex., 10h/18h. Sáb., dom. e fer., 13h/17h. Grátis. Até domingo (28).

Continua após a publicidade

Orquestra Violões do Forte de Copacabana e Shalom

A orquestra, que interpreta clássicos da MPB e sucessos de grandes nomes da música, realiza seu concerto mensal no concorrido ponto turístico da cidade. Além dos violões, a big band conta com instrumentos como clarineta, flauta transversa, saxofone, trompete, trombone, teclado, percussão e bateria. Nesta apresentação, a orquestra conta com a participação do  duo LoveTimeJazz, formado casal Lander Andrade (voz e guitarra) e Thaissa Souza (voz), que traz um repertório dançante de jazz e blues dos anos 20, 30 e 40, especialmente o swing jazz.

Forte de Copacabana. Praça Coronel Eugênio Franco, 1. Sáb. (27), 18h. Grátis.

Passa Na Praça Que o Tá Na Rua te Abraça!

Dirigido por Amir Haddad, o grupo Tá Na Rua tem 44 anos de trabalho nas praças e espaços públicos da cidade. Neste espetáculo de variedades, durante duas horas a companhia narra os acontecimentos recentes do país dentro do repertório trabalhado pelo grupo, desembocando no que eles chamam de “contatos imediatos de terceiro grau”. A apresentação contará com intérprete em Libras.

Parque Glória Maria. Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa. Dom (28), 11h. Grátis.

Roda de Samba com Zélia Duncan e Ana Costa

Zélia é homenageada na abertura do novo centro cultural, que tem programação dedicado ao público e artistas LGBQIAP+. As duas lançaram juntas no ano passado o disco Sete Mulheres pela Independência do Brasil. Em 2019, elas já haviam composto em parceria todas as faixas do disco Eu Sou Mulher, Eu Sou Feliz (2019), que trazem diferentes cantoras em cada faixa.

Continua após a publicidade

QueeRIOca. Travessa do Comércio, 16, Centro. Sáb. (27), 21h. Grátis.

Roda de Santa Rita

Criada por moradoras da Rua General Glicério, em Laranjeiras, em homenagem à cantora Rita Lee, na morte da cantora, a roda engrenou e segue apresentando o repertório da Rainha do Rock Brasileiro. Atração da feira Carioquíssima, banda é formada por cinco cantoras e seis músicos, que fazem novas versões dos sucessos de Rita, entre eles Agora Só Falta Você, Mania de Você e Nem Luxo, Nem Lixo.

Quiosque Ginga. Avenida Atlântica, quiosque L5, Leme. Sáb. (27), 18h. Grátis. 

Tambor no Valongo

O evento é realizado pelo grupo Tambor de Cumba, criado pela bailarina e diretora atística Aninha Catão, que se dedica às artes negras, sobretudo a dança, como o jongo, o coco, o samba de roda, a ciranda, o maculelê, a capoeira, o afoxé, o maracatu e a dança afro contemporânea. Haverá roda de Jongo, coco, samba de roda, com as participações de Mestre Geraldinho, do Jongo di Volta, e Mestre Jefinho do Tamandaré, do Jongo Quilombolas. O lugar conta ainda com espaço infantil e o Acarajé da Juju.

Cais do Valongo. Avenida Barão de Tefé, Saúde. Sáb. (27), 16h. Grátis.

Continua após a publicidade

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.