Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

De casa nova, Junta Local lança vaquinha virtual para criar mercado de pequenos produtores na Gamboa

A ideia é arrecadar 475 000 reais para expandir as operações, criar estrutura no histórico Moinho Fluminense - a atual sede - e fazer até horta comunitária

Por Carolina Barbosa Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 2 jul 2021, 16h36 - Publicado em 2 jul 2021, 14h02
Moinho Fluminense: nova sede da Junta Local na Gamboa
Moinho Fluminense: Junta Local retorna ao Moinho Fluminense, na Gamboa (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Vejam que boa notícia: a vanguardista Junta Local, plataforma carioca de aproximação entre pequenos produtores e consumidores, ocupa desde março deste ano o Moinho Fluminense, edificação histórica localizada na Gamboa, na Zona Portuária, para onde a turma transferiu o seu escritório e a operação. Pois as novidades não param por aí. Com o objetivo de erguer ali, na nova sede, um mercado local de pequenos produtores, os organizadores da Junta Local lançaram um financiamento coletivo para arrecadar 475 000 reais até o fim de agosto. 

+Rio de barriga cheia: Pedro de Artagão estreia seu primeiro programa de TV

Intitulada Junta no Moinho – Vamos sonhar juntos (clique aqui para colaborar e ver as recompensas), a bela e sustentável iniciativa também prevê, a partir dos recursos, oferecer a infraestrutura inerente a um entreposto e mercado local, focado na potencialização de suas vendas on-line (a já conhecida Sacola da Junta), servir a uma variedade maior de produtores (atualmente são mais de 150), oferecer mais serviços e lançar as bases de um novo mercado. Além disso, busca-se adquirir suas próprias barracas para a realização de feiras (a ideia é fazer ali uma edição mensal e retomar o calendário itinerante pela cidade, com direito a feirinhas temáticas) e ampliar a atuação social – durante a pandemia, em parceria com a Gastromotiva, distribuíram diversas quentinhas. Nos planos consta ainda a criação de uma horta comunitária.

+Carioca Nota 10: Fábio Porchat cria rede de apoio a microempreendedores

A ocupação do Moinho Fluminense representa um novo ciclo para a Junta, criada em 2014 e lançadora de diversos nomes da boa mesa carioca, com um endereço fixo que irá não apenas ampliar sua capacidade de apoiar a comunidade de pequenos produtores locais e realizar feiras e eventos gastronômicos, mas também firmar seu compromisso com a cidade do Rio. “Procuramos muito e esse lugar é muito significativo para a gente. Comida, sobretudo em feira de rua, leva as pessoas para a rua, democratiza. Sempre tivemos esse movimento de não fazer feiras só na Zona Sul, mas contemplar regiões como o Centro e a Lapa. Aqui, é incrível. Poderemos dar um novo significado a esta região, tão importante historicamente”, conta Thiago Nasser, cofundador da Junta Local.

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

SUPER BLACK FRIDAY

Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ
A partir de 32,90/mês