Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Tem música no Fantástico? Bar do David é tricampeão do Comida di Buteco

Vencedor fez um bolinho com camarão, abóbora e outros segredos aprendidos com a mãe, e dedicou a ela o petisco que se chama Ousadia

Por Pedro Landim
Atualizado em 19 Maio 2022, 19h08 - Publicado em 19 Maio 2022, 14h35
Bar do David: petisco campeão junta camarão, coco, abóbora e ora-pro-nóbis
Bar do David: petisco campeão junta camarão, coco, abóbora e ora-pro-nóbis (/Comida di Buteco/Divulgação)
Continua após publicidade

O rei carioca do concurso Comida di Buteco é nascido e criado no Morro do Chapéu Mangueira, no Leme, comunidade já alçada por ele a manchetes de jornais em partes diferentes do mundo. Sempre emocionado quando conta a sua história, o pescador, sambista e dono de botequim David Vieira Bispo, do Bar do David, venceu pela terceira vez a competição no Rio, e agora vai atrás do bicampeonato na edição especial nacional.

O petisco campeão se chama Ousadia. É um bolinho aberto, que tem pinta de acarajé no visual, e a massa feita de abóbora, ora-pro-nóbis e coco, com recheio de camarão e molho de camarão com abóbora e pimenta.

Compartilhe essa matéria via:

Aprendi a cozinhar com a minha mãe, que trabalhou em bar por 35 anos, e dedico esse petisco a ela, que faleceu recentemente. A planta ora-pro-nóbis foi uma das coisas que ela usava e me apresentou, ensinando sobre seus poderes nutritivos”, diz David, citando dona Odília Bispo.

Tricampeão: David recebe a faixa e o prato em festa com samba na Lapa
Tricampeão: David veste a faixa e comemora o título em festa com samba na Lapa (//Divulgação)
Continua após a publicidade

+ As dezoito cervejarias artesanais que participam do Downtown Beer Festival

Desde que os bares da Baixada Fluminense entraram na competição, só David parece capaz de deter a hegemonia dos municípios vizinhos nos últimos anos. Para se ter um ideia, o vice-campeonato ficou com o bar Pasta da Nonna, seguido pelo Boteco do Teixeira, ambos de Duque de Caxias. Na quarta posição aparece o Boteco do Portuga, campeão em 2021, de Nova Iguaçu, e o quinto lugar ficou com o Carpaccio, de São João de Meriti.

Mas tem segredo para vencer mais de uma vez? “Minha equipe é minha família, abrimos a nossa casa ao público, e a criatividade fez com que nos tornássemos uma referência no Rio. Você bebe uma cerveja gelada, é bem atendido e come uma comida gostosa. Isso se transforma num prato de campeão para pendurar na parede”, afirma David.

Continua após a publicidade

E para não perder o mote dos três ‘gols’ que valem o pedido de música no programa Fantástico, ele entra na onda e sugere o samba Gratidão, na voz de Xande de Pilares, que colocou como trilha sonora de uma postagem recente no Instagram.

É aquele que diz coisas como: “Minha família, meus amigos, minha fé, a vocês devo tudo (…) Sou feliz demais, quando olho pra trás só consigo sentir gratidão“.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Na eleição do Comida di Buteco, o público prova o petisco de cada bar concorrente e vota nos quesitos: sabor, atendimento, higiene do local e temperatura da bebida. Enquanto isso, um júri especializado faz as mesmas avaliações, com peso maior. O vencedor foi anunciado na quarta (18), em cerimônia na casa de shows Rio Scenarium, na Lapa.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

SUPER BLACK FRIDAY

Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ
A partir de 32,90/mês