Imagem Blog

Patricia Lins e Silva

Por Patrícia Lins e Silva, pedagoga Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Educação
Continua após publicidade

Crianças de todo o mundo, unam-se para defender o futuro! 

Um grupo de crianças e jovens decidiu processar o Estado pelas perdas sofridas com as mudanças climáticas

Por Patricia Lins e Silva Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
25 set 2023, 14h50
mãos infantis carregam globos terrestres
Incentivo: decisão de juíza de Montana é um divisor de águas na luta contra a devastação do ambiente e mostra que os esforços das novas gerações podem salvar o planeta dos efeitos devastadores do caos climático causado pelo homem. (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Há uns dois meses, por acaso, abri uma mensagem que chegou aqui à minha caixa de e-mail. A mensagem era de uma ONG, Our Children’s Trust, contando que um grupo de quase vinte crianças e jovens do estado de Montana decidiu processar o governo norte-americano pelas perdas que sofreram com as mudanças climáticas, de secas a enchentes. Montana é um estado basicamente rural, cuja economia se assenta na mineração e na atividade agropecuária. Os jovens litigantes tiveram seu modo de viver severamente atingido pelos eventos climáticos extremos, o que prejudica seu futuro. A mensagem comemorava o fato de que, pela primeira vez, um processo deste tipo tinha sido aceito por um tribunal norte-americano. Nunca havia acontecido antes no país. É um tipo de causa difícil, que não costuma ter seu mérito reconhecido, isto é, é recusado por não trazer provas consistentes que justifiquem o processo. Mas naquele momento tinham vencido, com sua causa aceita.

Fiquei muito entusiasmada, liguei para advogados amigos e parentes, encaminhei a mensagem, imaginei jovens a protestar e a reivindicar seu futuro a todos os governantes do mundo e a todas as gerações que os precederam, todos negligentes, pois desde o século passado cientistas e especialistas apontam o agravamento cada vez mais dramático do aquecimento global.

As gerações que estão atualmente vivas são as últimas que podem ainda evitar o risco de colapso ambiental total. Será preciso muita coragem e ousadia para conseguir fazer uma mudança radical no modo de viver e enfrentar os interesses econômicos, que são muitos. Mas o interesse da continuidade da vida é certamente maior.

Hoje, mais uma vez recebo uma mensagem da ONG Our Children’s Trust contando que a causa, cujo mérito foi aceito, sustenta que o governo violou os direitos constitucionais das crianças com leis e ações que incentivam a extração e o uso de combustíveis fósseis, desconhecendo as mudanças climáticas e colocando os jovens em perigo. Prosseguindo no julgamento, a Juíza Kathy Seeley foi além e declarou que as leis de incentivo a combustíveis fósseis em Montana são inconstitucionais e mandou interromper sua implementação.

É uma vitória marcante para as próximas gerações, para a ciência, para os direitos constitucionais. A decisão da juíza de Montana é um divisor de águas na luta contra a devastação do ambiente. Mostra que os esforços das novas gerações podem salvar o planeta dos efeitos devastadores do caos climático causado pelo homem.

Continua após a publicidade

Ainda existe muita luta pela frente, mas neste momento aconteceu uma vitória do planeta, da civilização, das espécies.

Vamos contar isso para nossos alunos, para que saibam que podem defender seu futuro; vamos conversar com eles sobre a recente devastação provocada pelo incêndio na ilha havaiana de Maui, sobre novos incêndios nas florestas do Canadá, os eventos extremos, ondas de calor, chuvas torrenciais, elevação do nível do mar, derretimento das geleiras, enchentes.

A vitória das crianças de Montana mostra que vamos vencer a luta pelo ambiente que nos abriga. Hoje, a Terra e a vida venceram. O futuro venceu.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.