Valor dos ingressos e localização afastam público dos festivais
Pesquisa da Serasa aponta maiores barreiras para público frequentar shows no Brasil
Na véspera da abertura dos portões do The Town ainda há ingressos disponíveis para todos os dias do festival. O fato reflete um fenômeno que vêm acontecendo em diferentes eventos no mundo inteiro, como no Burning Man do ano passado, mas para os brasileiros dois fatores podem ser primordiais: a localização e o valor dos ingressos.
É o que revela uma pesquisa realizada pela Serasa em parceira com o instituto Opinion Box. Segundo o levantamento, para mais da metade (55,5%) dos fãs a centralização dos evento no sudeste faz com que não consigam ir a tantos shows quanto gostariam. O segundo posto entre as barreiras é ocupado pelo valor dos ingressos (44%).
+ Justin Bieber no Rock in Rio? Veja como surgiu um possível spoiler
Por aqui isso foi percebido na última edição do Rock in Rio. O festival que costumava vender quase todos os ingressos em poucas horas teve pela primeira vez um dia não esgotado. A demora em vender a entradas também é explicada, com 6 entre 10 entrevistados afirmando comprar apenas um mês antes dos shows. Mesmo assim o tradicional evento vendeu 98,9% (692 mil ingressos), além de uma pesquisa interna revelar que a grande maioria do público afirma ter vontade de voltar para a próxima edição, em 2026.
Em entrevista para a VEJA RIO no ano passado, Roberta Medina, vice-presidente da Rock World, empresa que organiza o Rock in Rio e The Town, creditou o alto custo com transporte e hospedagem para o público de fora da cidade como o principal motivo. De fato a pesquisa da Serasa apontou que os maiores gastos para estes são mesmo com transporte, hospedagem e alimentação fora do evento.
+ Agora é lei! Como será o Projeto Imagine, parque na Barra Olímpica
Apesar da maior demora em vender os ingressos em festivais, shows solo de grandes astros costumam esgotar em poucas horas. Um fator que pode explicar essa diferença é que 7 entre cada 10 respondentes da pesquisa afirmaram que vão para assistir um artista específico.





