Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Valor dos ingressos e localização afastam público dos festivais

Pesquisa da Serasa aponta maiores barreiras para público frequentar shows no Brasil

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
5 set 2025, 12h47
Rock in Rio e The Town não conseguem vender todos os ingressos
Pesquisa apontou principais obstáculos para fãs irem a shows e festivais (Rock in Rio/Divulgação)
Continua após publicidade

Na véspera da abertura dos portões do The Town ainda há ingressos disponíveis para todos os dias do festival. O fato reflete um fenômeno que vêm acontecendo em diferentes eventos no mundo inteiro, como no Burning Man do ano passado, mas para os brasileiros dois fatores podem ser primordiais: a localização e o valor dos ingressos.

É o que revela uma pesquisa realizada pela Serasa em parceira com  o instituto Opinion Box. Segundo o levantamento, para mais da metade (55,5%) dos fãs a centralização dos evento no sudeste faz com que não consigam ir a tantos shows quanto gostariam. O segundo posto entre as barreiras é ocupado pelo valor dos ingressos (44%).

+ Justin Bieber no Rock in Rio? Veja como surgiu um possível spoiler

Por aqui isso foi percebido na última edição do Rock in Rio. O festival que costumava vender quase todos os ingressos em poucas horas teve pela primeira vez um dia não esgotado. A demora em vender a entradas também é explicada, com 6 entre 10 entrevistados afirmando comprar apenas um mês antes dos shows. Mesmo assim o tradicional evento vendeu 98,9% (692 mil ingressos), além de uma pesquisa interna revelar que a grande maioria do público afirma ter vontade de voltar para a próxima edição, em 2026.

Em entrevista para a VEJA RIO no ano passado, Roberta Medina, vice-presidente da Rock World, empresa que organiza o Rock in Rio e The Town, creditou o alto custo com transporte e hospedagem para o público de fora da cidade como o principal motivo. De fato a pesquisa da Serasa apontou que os maiores gastos para estes são mesmo com transporte, hospedagem e alimentação fora do evento.

Continua após a publicidade

+ Agora é lei! Como será o Projeto Imagine, parque na Barra Olímpica

Apesar da maior demora em vender os ingressos em festivais, shows solo de grandes astros costumam esgotar em poucas horas. Um fator que pode explicar essa diferença é que 7 entre cada 10 respondentes da pesquisa afirmaram que vão para assistir um artista específico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 28,90/mês