Ney Matogrosso foi xingado de viado durante show
Cena é o ponto de partida para musical que entra em cartaz no Rio nesta quinta (12/10)

Durante um show Ney Matrogrosso foi xingado de “viado” por uma pessoa da plateia. A cena que aconteceu em uma apresentação do Secos & Molhados em plena ditadura militar é o ponto de partida do musical Ney Matogrosso – Homem com H que estreia no próximo dia 12/10, em curta temporada (até 21/10), no Teatro Riachuelo (Rua do Passeio, 38/40 – Centro).
O espetáculo mostra momentos e canções marcantes na trajetória do cantor sem seguir necessariamente uma ordem cronológica. A cena inicial se funde com momentos da infância e adolescência do artista e diferentes episódios com Ney vão sendo mostrados.
“Com a ajuda do próprio Ney, tentamos ser fiéis aos fatos mais importantes de sua vida privada e profissional, mas com a liberdade lúdica que o teatro pede”, revela a diretora Marilia Toledo.
Além da trajetória do homenageado, o musical discute a liberdade. “Ney combateu a ditadura não com palavras, mas com sua atitude cênica, entrando maquiado e praticamente nu no palco e na televisão, na época de maior censura que o país já viveu. Ele também sempre foi adepto do amor livre e deixou clara a sua bissexualidade desde o início”, completa.
O cantor é vivido no palco por Renan Mattos, que venceu o prêmio Destaque Imprensa Digital 2022 e foi indicado ao APCA e Bibi Ferreira, ambos na categoria de melhor ator por este papel. O ator afirma que foi desafiador interpretar uma pessoa tão única: “O Ney é um ser camaleônico, tem um lado íntimo reservado, mas ao mesmo tempo é catártico no palco. Então eu não me sinto interpretando o Ney e sim pedindo licença e pegando emprestado tudo aquilo que ele transformou na música e na vida das pessoas, todos os caminhos que ele abriu para pessoas e artistas como eu e isso é muito significativo”.
Ney Matogrosso – Homem com H
Quando: 12 a 21 de outubro – quinta a sábado, às 15h e às 20h
Aonde: Teatro Riachuelo (Rua do Passeio, 38/40 – Centro)
Ingressos: A partir de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia) – venda online