Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Paris 2024: Jogos Paralímpicos também terão Equipe de Refugiados

Oito atletas de seis modalidades participam da competição na França

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 26 ago 2024, 18h43 - Publicado em 26 ago 2024, 17h41
Quem são os atletas da Equipe de Refugiados nos Jogos Paralímpicos Paris 2024
 (IPC/Divulgação)
Continua após publicidade

Assim como nos Jogos Olímpicos, desde a Rio 2016 há uma Equipe de Refugiados participando dos Jogos Paralímpicos. Semanas atrás essa delegação teve o feito histórico da conquista de sua primeira medalha na história e agora chegou a vez dos atletas paralímpicos tentarem escrever um novo capítulo.

Segundo o site oficial das Paralimpíadas serão oito atletas competindo em Paris 2024, sendo que metade já participou de outra edição dos Jogos. Eles participarão das disputas em seis esportes diferentes: atletismo, levantamento de peso, tênis de mesa, taekwondo, triatlo e esgrima.

Uma curiosidade é que o recordista da Equipe de Refugiados em participação paralimpícas estará competindo na capital francesa em uma nova modalidade. Ibrahim Al Hussein, que esteve nos Jogos no Rio e em Tóquio disputando provas de natação, irá participar da edição parisiense do evento no triatlo. O atleta perdeu o pé direito e parte do esquerdo ao escapar da guerra civil na Síria em 2012. “Um dos eventos mais importantes da minha vida foi participar da Rio 2016. Isso mudou minha vida completamente e abriu novos horizontes para mim”, comentou.

Uma das esperanças para a primeira medalhas de refugiados na história dos Jogos Paralímpicos é Zakia Khudadadi, do Taekwondo. Ela conquistou a medalha de ouro no campeonato europeu da modalidade no ano passado. Sua primeira participação paralímpica foi em Tóquio, ainda pelo Afeganistão, poucos dias depois do país cair nas mãos do Talibã novamente. “É uma honra representar os milhares de refugiados agora em Paris 2024. Espero que possa inspirá-los e encorajá-los a seguir seus sonhos”, disse a atleta.

Outros dois atletas tiveram participação anteriores pelos seus países de origem. Salman Abbariki participou em Londres 2012 pelo Irã (arremesso de peso) e Guillaume Junior Atangana (100m e 400m) representou Camarões em Tóquio 2020 nas provas do atletismo. Os novatos em Paris 2024 são Hadi Darvish (levantamento de peso), Sayed Amir Pour (tênis de mesa), Amelio Castro Grueso (esgrima) e Hadi Hassanzada (atekwondo).

Em Paris 2024 haverá ainda 98 competidores na categoria “atletas neutros” (9o russos e 8 bielorrussos) , que competem nos jogos sem representar qualquer deleção.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.