Imagem Blog

Otavio Furtado

Por Otavio Furtado, jornalista e consultor de diversidade & inclusão Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Filme aborda época da lei anti-LGBT de Margaret Thatcher

"Blue Jean" terá exibição com preço popular nesta quinta (18/07), às19h, no Queerioca

Por otavio_furtado Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
17 jul 2024, 08h11
Blue Jean se passa na época da lei anti-lgbt de Margaret Thatcher
 (Reprodução/Instagram)
Continua após publicidade

No final dos anos 80, quando pessoas LGBTQIA+ lutavam por igualdade, uma lei anti-LGBT de Margaret Thatcher foi a resposta oficial do governo do Reino Unido que aumentou a discriminação e dificultou o acesso a direitos por parte dessa população. A chamada Seção 28 proibiu a “promoção da homossexualidade” e acabou refletindo diretamente na vida da comunidade queer, sendo revogada apenas nos anos 2000.

É nesse cenário que se passa o filme “Blue Jean”, que será exibido amanhã (18/07), às 19h no Queerioca (Travessa do Comércio, 16 – Arcos dos Teles – Centro), com entrada a R$ 20 (pagamento em dinheiro ou PIX). Vencedor de prêmio do público no Festival de Veneza, o filme de Georgia Oakley narra a história de Jean (Rosy McEwen), uma professora de educação física lésbica que se vê forçada a levar uma vida dupla. Com a chegada de uma nova aluna que ameaça expor a sexualidade da professora, Jane será forçada a repensar sua luta pela liberdade ao ser pressionada.

A diretora e roteirista era uma adolescente na época que se passa o filme e em entrevista para a coluna Em Cartaz da revista Veja pontou que parte da história que ela escreveu foi baseada em suas vivências pessoais. “Cresci em uma parte muito conservadora do Reino Unido. Muito das experiências de Jean, como as opiniões das pessoas ao seu redor são pontos de vista com os quais cresci”, explicou.

Para Georgia a Seção 28 propagou a cultura do silenciamento, fazendo com que alguns de seus colegas de sala saíssem do armário somente mais tarde, depois dos 30 anos. “Me lembro de todo mundo dizendo: Você pode fazer o que quiser, mas guarde a portas fechadas e não mostre a nossos filhos esse tipo de coisa”, relembra.

“Blue Jean” estreou em 2022 e foi destaque no  Festival Filmelier no Cinema, foi reconhecido em diversos circuitos internacionais, como o Festival de Cinema de Veneza, na categoria de voto popular, no British Independent Film Award, com cinco indicações, levando o prêmio de Melhor Atriz, e ainda conseguiu uma indicação ao BAFTA na categoria Melhor Estreia de Roteirista, Diretor ou Produtor Britânico para Georgia.

Blue Jean
Quando: 18 de julho, às 19h
Onde: Queerioca (Travessa do Comércio, 16 – Arcos dos Teles – Centro)
Ingresso: R$ 20 em dinheiro ou PIX

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.