Sylvia Earle e Paul Watson em noite beneficente pelo Ilhas do Rio
Eduarda Pachá, CEO do Ilhas do Rio, recebeu os apoiadores do jantar beneficente para dar visibilidade às ações do projeto na costa carioca
O mar foi o protagonista do jantar beneficente do Ilhas do Rio, que lotou o salão principal do Rubaiyat, no Jardim Botânico, com uma turma afinada entre ciência, conservação e investimento de impacto, nessa segunda (03/11). As presenças de Sylvia Earle, referência mundial da conservação marinha (Mission Blue), e Paul Watson, nome histórico por trás da Sea Shepherd, foram os destaques da noite.
“Estou muito animada com esse movimento e, com a COP30, o Brasil tem um momento oportuno para agir nesse sentido. Proteger as áreas marinhas é necessário. Só 3% dos Oceanos é protegido hoje”, disse Earle.
Eduarda Pachá, CEO do Ilhas do Rio, recebeu os apoiadores, entre pesquisadores, filantropos, executivos e apaixonados pela vida no mar, todos com o mesmo objetivo: apoiar, com recursos e visibilidade, as ações do Ilhas do Rio na costa carioca. Os temas iam de restauro de ecossistemas costeiros a soluções baseadas na natureza, passando por educação ambiental. Belos quadros, com fotos retratando o Hope Spot das Ilhas Cagarras e Águas do Entorno, compuseram um leilão silencioso no hall de entrada.
A família Schurmann, representada por David e Heloisa, passaram por lá levando a energia das grandes expedições pelos mares; assim como Ana Paula Prates, diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA); e Marinez Scherer, enviada especial da COP30 para o Oceano, lembrando que o Brasil tem uma oportunidade única de deixar um legado azul na conferência.
O Ilhas do Rio é trabalha há 14 anos levantando dados fundamentais para a gestão de unidades de conservação como o Monumento Natural das Ilhas Cagarras, além de propor a criação de novas áreas marinhas protegidas com base em pesquisa científica e diálogo com locais.
Sylvia, nomeada a “Heróina do Planeta” pela Times, chegou ao Rio no domingo (02/11) e já foi para o mar com os biólogos e pesquisadores da Ilhas do Rio.





