Mario Moscatelli: homenagem em festival de cinema ambiental
A 14ª edição do “Filmambiente” acontece de 27 de agosto a 5 de setembro, no Estação Net Rio, em Botafogo
O biólogo Mario Moscatelli, coordenador do projeto “Manguezal da Lagoa” e fiscal informal da cidade há mais de 30 anos, será homenageado na 14ª edição do “Filmambiente”, de 27 de agosto a 5 de setembro, no Estação Net Rio, em Botafogo. O festival, fundado por Suzana Amado, sócia da Amado Arte & Produção, vai mostrar 47 filmes de 25 países, em sessões gratuitas, com o tema “Colonialismo Ambiental.
“Claro que o ‘maldito ego’ fica feliz com o reconhecimento, mas, quando vejo lá de cima (em sobrevoos de helicóptero) o que precisa ainda ser recuperado, criado para compensar as perdas e ainda detida a degradação diante de um contexto político, social e cultural que continua altamente predatório, confesso que falta fôlego e mais, muitos mais aliados. Já foi pior, mas estamos longe do mínimo ideal nessa guerra em que temos territórios inevitavelmente perdidos, mas outros que ainda podem ser recuperados”, diz Mario.
E segue: “Imagine mais de 30 anos para ter água saindo das galerias de águas pluviais da Lagoa (sobre as águas translúcidas da Lagoa Rodrigo de Freitas), resultado apenas com o novo marco do saneamento! Portanto, temos ainda muito trabalho para deter a degradação dos territórios ambientais que valem o ‘esforço de guerra’ e a recuperação e criação dos territórios que ainda dispõem de condições para esse tipo de ação, e não são poucos. Nessa guerra, eu sei quem vai perder e quem sempre ganha no final”, finaliza ele, sempre deixando um aviso para todos.
O festival, que tem o apoio da Embaixada da Suíça, traz à cidade, pela primeira vez, a mostra paralela “Visions Du Réel”, criada em 1969, na Suíça, e considerada uma das mais importantes mostras de documentário do mundo.





