Flávio Marinho: dramaturgo lança livro sobre carreira como jornalista
Diretor que traz em si a síndrome do teatro lança “Flávio Marinho Em Letra de Imprensa”
O dramaturgo Flávio Marinho resolveu mostrar um lado que alguns poucos desconhecem, o de jornalista, ao lançar o livro “Flávio Marinho Em Letra de Imprensa”, nessa quinta (21/11), na Livraria Janela do Shopping da Gávea.
Marinho é daqueles que tudo-que-toca-vira-sucesso, com vários textos e direções destacadas no mundo teatral, como o atual “Não me entrego, não!”, espetáculo em que Othon Bastos repassa sua carreira, em cartaz até 15 de dezembro no Teatro Vanucci, Gávea. Reestreou, também no Vanucci, em outubro, outro sucesso do diretor, “Judy: o arco-íris é aqui”, solo de Luciana Braga, lançado nos palcos dia 10 de junho de 2022, centenário de nascimento de Judy Garland, passou por várias cidades e faz sua segunda e última temporada no Rio, até 29 de novembro.
Mas foram 14 anos como jornalista, onde passou por redações da Tribuna da Imprensa, Última Hora, O Globo e Jornal do Brasil, além de revistas como Vogue e Manchete. Na publicação, mais de 500 páginas e nove capítulos, cada um dedicado a um veículo, oferecendo uma visão sobre a história da imprensa carioca e o cotidiano da mídia impressa há 50 anos.
Foram dois anos para escrever e organizar o conteúdo, que inclui artigos, entrevistas e críticas selecionadas por ele. “Aborda as dificuldades com a censura, tanto oficial quanto interna, e do processo de adaptação ao estilo de cada veículo e o meu amadurecimento como escritor. Fala sobre minhas inseguranças naturais”, diz ele.
O autor está no auge das comemorações de 70 anos, que completa em maio de 2025, e nem pensa em parar de produzir – a amiga Olivia Hime sugeriu uma reduzida no ritmo. Que nada.
Flávio é conhecido pelo humor – ri até com os olhos – e por transformar qualquer história em cenas afetivas e marcantes ao público.