Imagem Blog

Gilberto Ururahy

Por Gilberto Ururahy, médico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Especialista em medicina preventiva
Continua após publicidade

Check-up médico: por que você precisa fazer

Exames regulares ajudam a prevenir e diagnosticar precocemente problemas de saúde

Por Gilberto Ururahy
18 nov 2024, 09h37
Médico mede a pressão de paciente.
Maior longevidade da população exige acompanhamento médico periódico.  (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

As populações de diversos países do mundo vivem cada vez mais, e o Brasil ocupa o topo do ranking entre as nações que envelhecem rapidamente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), uma pessoa nascida no Brasil em 2019 tinha expectativa de viver, em média, até os 76,6 anos. A importância de um estilo de vida saudável para um envelhecimento com mais qualidade, longevidade e autonomia é frequentemente enfatizada. Contudo, outro elemento fundamental que não pode ser esquecido é a realização periódica de exames médicos preventivos, além de manter uma alimentação balanceada, praticar exercícios diariamente e dormir bem.

O check-up médico realizado com regularidade é um indispensável aliado, por exemplo, na detecção precoce de males tratáveis, como as doenças cardíacas e respiratórias. Além disso, ele é fundamental antes de o indivíduo iniciar qualquer rotina de atividade física, especialmente entre aqueles com mais idade e histórico familiar de doenças coronárias, hipertensão ou colesterol alto.

A importância da medicina preventiva é ainda mais relevante, pois é a maneira que temos de, muitas vezes, paralisar, estabilizar e curar condições que, antigamente, não tinham solução e, hoje, é possível interferir a favor do paciente.

Porém, os check-ups médicos, por si só, não fazem milagres. Eles são uma bússola, um termômetro capaz de identificar o estado de saúde do indivíduo e direcionar sua atenção na busca por mais bem-estar. Portanto, vale reforçar: para adotar um estilo de vida saudável, é preciso complementar os exames periódicos com novos hábitos: ter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios físicos regulares, dormir bem, gerenciar o estresse crônico, não fumar e restringir o consumo de bebidas alcoólicas e açúcar.

Todos esses fatores combinados permitem que o indivíduo alcance a longevidade com autonomia e tenha uma saúde sem surpresas. Quanto mais precoce o diagnóstico, melhor o prognóstico, com tratamentos menos invasivos e recuperação mais rápida.

Continua após a publicidade

Você está em dia com o seu check-up médico? Nas duas unidades da Med-Rio (Botafogo e Barra da Tijuca), o cliente é atendido por equipes médicas e de apoio altamente capacitadas. Os exames são realizados com tecnologia de ponta, no mesmo ambiente, em cinco horas (de manhã ou à tarde, inclusive aos sábados); os resultados ficam prontos em 24 horas úteis e podem ser acessados via aplicativo da própria clínica; os dados são criptografados, estritamente pessoais e confidenciais, respeitando a LGPD.

Gilberto Ururahy é médico há mais de 40 anos, com longa atuação em Medicina Preventiva. Em 1990, criou a Med Rio Check-up, líder brasileira em check-up médico. É detentor da Medalha da Academia Nacional de Medicina da França e autor de quatro livros: Como se tornar um bom estressado (editora Salamandra), O cérebro emocional (editora Rocco), Emoções e saúde (editora Rocco) e Saúde é Prevenção (editora Rocco), com o médico Galileu Assis, diretor da Med Rio Check-Up.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.