Novo estudo: tirzepatida é mais eficaz na perda de peso que a semaglutida
Pacientes que usaram tirzepatide (Mounjaro/Zepbound) tiveram maior probabilidade de perder peso do que aqueles que utilizaram semaglutida (Ozempic/Wegovy).
Um estudo, que acaba de ser publicado hoje, no JAMA Internal Medicine, colocou frente a frente dois gigantes farmacológicos: a tirzepatida (Mounjaro/Zepbound) e a semaglutida (Ozempic/Wegovy).
Qual o objetivo?
Avaliar qual deles é mais eficaz na perda de peso em adultos com sobrepeso ou obesidade. O estudo buscou entender como a perda de peso difere entre pacientes que utilizaram a tirzepatida, agonista duplo GIP/GLP-1, em comparação com aqueles que receberam semaglutida, um agonista do receptor GLP-1. Os pesquisadores analisaram dados de 18.386 pacientes que iniciaram o uso de tirzepatida ou semaglutida para o tratamento do diabetes tipo 2. Eles compararam a perda de peso durante o tratamento e avaliaram os eventos gastrointestinais adversos. No resultado do estudo, os adultos que utilizaram a tirzepatida (Mounjaro/Zepbound), apresentaram uma maior probabilidade de atingir uma perda de peso de 5%, 10% e 15%, quando comparados com aqueles fizeram o uso da semaglutida (Ozempic/Wegovy). Não houve diferença em eventos adversos gastrointestinais moderados a graves entre os dois medicamentos.
Maior perda de peso com tirzepatida
Durante um acompanhamento médio de 165 dias, a perda de peso com tirzepatida foi de 5,9% após 3 meses, enquanto com semaglutida foi de 3,6%. Aos 6 meses, a média de perda de peso foi de 10,1% com tirzepatida e 5,8% com semaglutidea. Aos 12 meses, a perda média de peso foi de 15,3% com tirzepatida e 8,3% com semaglutida. Além disso, 81,8% dos adultos usando tirzepatida perderam pelo menos 5% do peso corporal, em comparação com 66,5% dos que usaram semaglutida. A tirzepatida também foi mais eficaz na obtenção de perdas de peso de 10% ou mais (62,1% vs. 37,1%) e 15% ou mais (42,3% vs. 18,1%). Esses resultados indicam que adultos que utilizaram a tirzepatida apresentaram maior probabilidade de alcançar perda de peso de 5%, 10% e 15% em comparação com aqueles que fizeram o uso da semaglutida.
Portanto, a tirzepatida mostrou-se mais eficaz na perda de peso quando comparada com a semaglutida. Esses resultados são promissores para pacientes que lutam contra a obesidade. No entanto, é importante lembrar que cada paciente é único, e a escolha do tratamento deve ser personalizada com base nas necessidades individuais e orientação médica.
Fonte:
1. Rodriguez PJ, Goodwin Cartwright BM, Gratzl S, et al. Semaglutide vs Tirzepatide for Weight Loss in Adults With Overweight or Obesity. JAMA Intern Med. Published online July 08, 2024. doi:10.1001/jamainternmed.2024.2525