Imagem Blog

Daniela Alvarenga

Por Daniela Alvarenga, médica, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Cinco erros ao tirar a maquiagem

A remoção deve ser feita da maneira correta para não irritar o rosto, não causar vermelhidão nos olhos e evitar flacidez e formação de linhas finas

Por Daniela Alvarenga
Atualizado em 2 jul 2018, 18h02 - Publicado em 2 jul 2018, 17h54
 (Margot Cavin/istock/Acervo Abril)
Continua após publicidade

Uma pele saudável exige limpeza diária com sabonetes adequados. E isso inclui retirar todos os dias a maquiagem, evitando efeitos nocivos. A remoção do make, porém, deve ser feita da maneira correta para não irritar o rosto, não causar vermelhidão nos olhos e evitar flacidez e formação de linhas finas. Os cinco erros mais comuns são:

1. Limpar somente com sabonete

A maquiagem é mais densa que a sujeira acumulada com a poluição e fatores externos. Os sabonetes não retiram completamente a base.

Dica: Use demaquilante embebido em algodão.

2. Esfregar os olhos para retirar a máscara

A pele da região dos olhos é muito fina, por isso devemos remover a maquiagem com delicadeza. Esfregar os olhos com alguma pressão pode causar flacidez e contribuir para a formação de linhas finas e queda de pálpebra. É importante também usar um algodão limpo para cada olho, assim evita-se a irritação dos olhos, já que, ao reutilizar o algodão, pode acabar entrando algum resquício de make na vista.

Dica: Deixe o algodão com demaquilante descansar por 5 segundos sobre a pálpebra. Depois massageie levemente para um lado e outro.

Continua após a publicidade

3. Usar só o demaquilante

Um erro comum é tirar a maquiagem com demaquilante e não aplicar em seguida o sabonete adequado (recomendado pelo seu dermatologista). A maior parte dos demaquilantes é à base de óleo, por isso é preciso lavar o rosto em seguida.

Dica: Lave o rosto após retirar a maquiagem com demaquilante. Quem tem pele oleosa ou acne deve optar por loções micelares como demaquilante.

4. Deixar a pele respirar 

Sim, é importante deixar a pele respirar. Mas isso não significa que você deva tirar a maquiagem e pronto. Para ter uma pele saudável, é preciso aplicar os produtos adequados para recuperar os efeitos nocivos da poluição e da maquiagem.

Continua após a publicidade

Dica: Siga a rotina diária de cuidados com a pele após a remoção da maquiagem.

5. Lenços umedecidos para bebê

Existem no mercado muitos demaquilantes de qualidade que são aplicados como lenços umedecidos, bastante práticos. São ótimo para os dias em que estamos com pressa ou muito sono. Mas não devemos usar lenços feitos para limpeza de bebês para retirar o make.

Dica: Não use lenços demaquilantes todos os dias, deixe para viagens e noites de muita preguiça. A dupla algodão e demaquilante é mais eficiente na retirada da maquiagem, porque promove uma leve esfoliação.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.