Viradouro anuncia enredo sobre mestre Ciça para Carnaval 2026
Com apresentação cercada de emoção e surpresa, a escola de Niterói celebra o seu próprio mestre de bateria como narrativa
Por Bruno Chateaubriand
SEGUIR
SEGUINDO
6 Maio 2025, 22h40 • Atualizado em 7 Maio 2025, 09h42
O homenageado, Mestre Ciça, ao lado do carnavalesco Tarcisio Zanon. (Unidos do Viradouro/Reprodução)
Continua após publicidade
Compartilhe essa matéria:
A Unidos do Viradouro promoveu na noite desta terça-feira (6), em sua quadra em Niterói, a aguardada festa de lançamento do enredo para o Carnaval 2026. Em meio a uma atmosfera de expectativa e emoção, a escola revelou a homenagem a uma das figuras mais emblemáticas do carnaval carioca: o mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça.
Mantido em absoluto segredo até o momento do anúncio, o enredo era conhecido por apenas seis pessoas da cúpula da agremiação. A estratégia aumentou ainda mais o impacto da revelação, que levou o público ao delírio. Lágrimas, gritos e aplausos tomaram conta da quadra — uma celebração à altura da trajetória de Ciça, figura muito querida pela comunidade da Viradouro, considerada hoje uma das maiores potências do carnaval.
Cria do Morro de São Carlos, Mestre Ciça tem uma trajetória marcada por inovação e excelência. Iniciou seu protagonismo como diretor de bateria na Estácio de Sá, onde permaneceu de 1988 a 1997. Em seguida, passou pela Unidos da Tijuca e, de 1999 a 2009, esteve à frente da bateria da Viradouro.
Após uma passagem de destaque pela Grande Rio, entre 2010 e 2014 — período no qual revolucionou com a paradinha mais longa já apresentada na Sapucaí —, assumiu a bateria da União da Ilha. Sob seu comando, a escola garantiu nota máxima no quesito em 2016, 2017 e 2018, e conquistou o Estandarte de Ouro em 2017, prêmio que a escola não recebia há 28 anos.
Em 2019, após um hiato de dez anos, Mestre Ciça retornou à Viradouro. Agora, ele, o mestre de bateria da Viradouro, será o centro do enredo que a escola apresentará no próximo carnaval. O enredo será desenvolvido pelo carnavalesco Tarcísio Zanon. A escolha reforça a valorização das raízes do povo do samba e ratifica que os verdadeiros personagens das escolas de samba estão dentro das próprias quadras.
A expectativa é que o desfile seja um tributo emocionante, com a bateria como protagonista e a trajetória de Ciça reverberando em cada batida.
Acompanhe as publicações dos seus autores favoritos
Aplicativo
Leia todas as revistas em um só app
Sites
Acesso ilimitado aos sites
Leia offline
Baixe e leia as edições digitais no app até onde não tem internet
Clube
Ingressos com super descontos
Leia também no
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ