Imagem Blog

Bruno Chateaubriand

Por Bruno Chateaubriand, jornalista Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Verão, home office e pandemia aumentam riscos de varizes

O angiologista Leonardo Stambowsky revela que o Brasil está na vanguarda mundial no tratamento dessa doença

Por Bruno Chateaubriand Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 jan 2022, 11h10 - Publicado em 30 jan 2022, 14h18
Médico representará o Brasil em importante congresso internacional de medicina estética
 (Divulgação/Divulgação)
Continua após publicidade

Você sabia que esse verão escaldante também pode detonar questões relacionadas às varizes? É que as altas temperaturas dilatam os vasos sanguíneos e o corpo também retém mais líquido, o que aumenta o risco da doença vascular. Esse fator aliado ao sedentarismo do home office e da pandemia fizeram crescer o número de pessoas com dores e inchaços nas pernas provocados pelas varizes. É o que nos conta o angiologista Leonardo Stambowsky, diretor da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV). “É importante tratar as varizes assim que elas aparecem. Geralmente os pequenos vasinhos são alimentados por veias maiores que estão doentes”, explica Leonardo.

De acordo com pesquisa divulgada pela SBACV, 38% da população brasileira sofre com algum tipo de problema de varizes. Com o home office e o sedentarismo provocado pela pandemia os problemas ainda aumentaram. Aos 39 anos, o angiologista Leonardo Stambowsky (formado pela Universidade Gama Filho, com residência médica no Hospital de Ipanema, e pós-graduação na PUC Rio e na Universidade de Orebro, na Suécia) se especializou no tratamento de varizes e abriu sua clínica no coração de Ipanema. Em um rápido jogo de perguntas e respostas, Dr. Leonardo tirou dúvidas sobre tratamentos e cuidados nesse assunto comum na vida de muitas pessoas.

1- O que provoca as varizes?
As varizes são provocadas por uma pré-disposição genética associada a fatores externos como permanência por longos períodos em pé, sedentarismo, tabagismo, uso de hormônios, sobrepeso, entre outros fatores.

2- Qual a vantagem de se tratar as varizes assim que elas aparecem?

Quanto mais precoce é o tratamento melhor é o resultado. Aguardar a doença evoluir pode trazer sequelas tanto estéticas quanto funcionais.

Continua após a publicidade

3- O quanto avançado está o tratamento de varizes no Brasil?

Bastante, atualmente posso lhe garantir que o tratamento o Brasil está na vanguarda do tratamento de varizes. Principalmente quando cerne preocupações estéticas somos pioneiros de técnicas minimante invasivas utilização de diversos tipos de LASER e realizada aumentada.

4- Por que muita gente ainda tem medo de tratar varizes?

Continua após a publicidade

O tratamento evoluiu muito nos últimos anos e muita gente ainda guarda recordações da época em que contávamos apenas com a cirurgia e a aplicação, quando os tratamentos eram longos e pouco resolutivos.

5- Existem avanços constantes nessa área vascular? Você precisa sempre se atualizar com o que está acontecendo no mundo?

Sim, como qualquer área da medicina, a tecnologia nos obriga a estar sempre atualizado afim de oferecer o melhor para nossos pacientes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.