Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

“Teste do olhinho” passa a ser obrigatório nos hospitais do Rio

Lei publicada nesta terça-feira pode, se cumprida, preservar a visão de milhares de crianças nascidas em hospitais do estado do Rio

Por Redação Veja Rio
Atualizado em 5 dez 2016, 11h39 - Publicado em 24 nov 2015, 17h16
Teste do olhinho
Teste do olhinho (Divulgação/)
Continua após publicidade

Capaz de identificar sinais de doenças que se não forem tratadas rapidamente podem levar à cegueira, o “teste do olhinho” estará sob novo foco a partir de hoje. É que uma lei publicada nesta terça-feira (24) pode, se cumprida, preservar a visão de milhares de crianças no Estado do Rio. A resolução muda uma regra de 2005 que obrigava hospitais públicos a realizarem exames oftalmológicos somente em recém-nascidos prematuros e portadores de doença. Com a alteração, o teste deverá contemplar todos os bebês nascidos ou levados a maternidades do Estado logo após o parto. O exame não é obrigatório no Brasil, mas já funcionava em estados como Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Dentre as anomalias que podem ser observadas no teste que exige um maquinário simples e não dura mais de 5 minutos estão a catarata, o glaucoma, a má formação no globo ocular, cicatrizes, tumores ou retinopatia de bebês prematuros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

SUPER BLACK FRIDAY

Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ
A partir de 32,90/mês