Sistema aquaviário da Barra: primeira linha deve começar a operar em 2026
A previsão é de que a ligação entre o Canal de Marapendi e a estação de metrô do Jardim Oceânico comece a operar no fim do ano
Escolhido por edital para operar o transporte aquaviário nas lagoas da Barra e de Jacarepaguá, o consórcio Lagunar Marítimo, entregou à prefeitura seu plano de trabalho. Trata-se de um cronograma oficial de obras e execução do projeto. A previsão é de que a primeira linha, ligando o Canal de Marapendi à estação de metrô do Jardim Oceânico, inicie a operação no final do ano que vem. Até o fim de 2028 serão implementadas novas linhas gradativamente.
+ Casarão desaba no Catete e deixa pelo menos dezessete feridos
“Pelo contrato, seriam três anos para colocarmos (a operação) em prática, mas eu quero antecipar esta linha para o ano que vem, porque já tem pessoas nos solicitando tal trecho”, disse ao GLOBO Carlos Favoretto, diretor da ECP Consultoria e Projetos, uma das empresas do consórcio.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Segundo ele, a primeira linha poderá ser implantada antes porque a Lagoa de Marapendi já está desassoreada. Assim que as condições permitirem, o sistema deve começar operar o trecho entre o Rio das Pedras e o BarraShopping.
De acordo com as regras da licitação, oito linhas deverão ser implantadas pelo consórcio, assim como cinco estações. Favoretto afirma que, em janeiro, será apresentado um plano de ação, definindo todas as linhas, a logística das operações, e as embarcações a serem usadas.





