Como será a semana do amor, que passará a ser comemorada no Rio em 2025
Lei de autoria da vereadora Teresa Bergher se inspira na ideia do pai do ex-governador de São Paulo João Doria Jr para alavancar o comércio
Apenas um dia para celebrar o amor é pouco. Pelo menos na opinião dos vereadores cariocas e do prefeito Eduardo Paes.
Uma nova lei, publicada no Diário Oficial desta quarta (30), cujo projeto foi de autoria da vereadora Teresa Bergher, insere a Semana do Amor no calendário oficial do município.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
A partir do ano que vem, a celebração vai acontecer na segunda semana de junho, coincidindo com o Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, e o dia de Santo Antônio, santo casamenteiro, em 13 de junho.
Em outros países, o Dia dos Namorados é celebrado no Dia de São Valentim, em 14 de fevereiro. Mas, no Brasil, a data escolhida foi 12 de junho, pelo publicitário João Dória, pai do ex-governador de São Paulo João Dória Jr.
+ Cinco ideias de decoração inspiradas na CasaCor Rio
Era o final da década de 1940 e o publicitário precisava alavancar as vendas de uma loja de departamentos que era sua cliente. À época, o desempenho do varejo em meados do ano era considerado “fraco”. Por isso, foi escolhido o dia anterior ao dia do santo casamenteiro.
O slogan criado por Doria Pai foi “Não é só com beijos que se prova o amor” e a ideia logo se disseminou inicialmente entre comerciantes paulistas, conforme ressalta a justificativa de Teresa Bergher. O incentivo que os namorados trocassem presentes pegou e a data é celebrada até hoje.
+ O que tem e quanto custa malhar na The Simple Gym, aberta em Botafogo
No texto de Teresa Bergher, a vereadora pontua que “nada mais adequado que a criação da Semana do Amor a ser comemorada na semana do Dia dos Namorados”. A lei entrou em vigor na data de sua publicação.