Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Réveillon 2026: como fica o trânsito da Zona Sul à Zona Oeste

Esquema especial de circulação passa a valer nesta terça (30) em alguns pontos da cidade; estacionamento está proibido em 3 500 vagas

Por Da Redação
30 dez 2025, 12h33 •
Esquema de Trânsito: Orla de Copacabana será interditada para festa da virada
Esquema de Trânsito: Orla de Copacabana será interditada para festa da virada (Fernando Maia/Riotur)
Continua após publicidade
  • Atenção, motoristas! O esquema especial de trânsito montado pela Prefeitura do Rio para o Réveillon de 2026 começa a valer a partir desta terça (30). Está proibido o estacionamento em cerca de 3 500 vagas nas ruas de Copacabana, Ipanema, Leblon e Ipanema, incluindo trechos das avenidas Atlântica e Vieira Souto. 

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    + Bandeirada de táxis no Rio vai aumentar de preço em 2026; saiba quanto

    Ao longo desta quarta (31), as restrições serão ampliadas. A partir das 21h, o tráfego de veículos em Copacabana será bloqueado para receber o show da virada — com atrações como João Gomes, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, Alcione, Belo, Diogo Nogueira, Alok, entre outros artistas. 

    Continua após a publicidade

    A interrupção do trânsito acontece 1h antes do que nos anos anteriores. A CET-Rio informa que antecipou o início do bloqueio pois o público tem chegado cada vez mais cedo às areias. “Essa medida visa dar mais conforto e segurança para todos que chegam a Copacabana”, explica Luiz Eduardo Oliveira, presidente da CET-Rio. 

     

    A circulação de ônibus fretados por Copacabana e Leme está proibida a partir da madrugada do dia 31. Às 7h, a Avenida Atlântica será interditada nos dois sentidos. Já as orlas de Ipanema (Vieira Souto) e Leblon (Delfim Moreira) serão fechadas conforme ocorre nos fins de semana, apenas em uma das vias. 

    A partir das 19h desta quarta (31), carros de passeio e aplicativo não podem circular por Copacabana. Até 21h, apenas táxis e ônibus regulares poderão trafegar pelo bairro. A partir deste horário, a Enseada de Botafogo também será totalmente bloqueada

    Continua após a publicidade

    O acesso a Copacabana volta a ser permitido a partir das 5h do dia 1º de janeiro, com exceção da orla — que só será reaberta de forma parcial às 10h. 

    A seguir, confira as principais mudanças no trânsito na Zona Sul da cidade: 

    • 30/12, às 6h: estacionamento proibido em Copacabana, Ipanema, Leblon e Botafogo
    • 31/12, 0h: ônibus fretados não poderão mais entrar em Copacabana
    • 31/12, 7h: fechamento total da Avenida Atlântica, em ambos os sentidos
    • 31/12, 19h: apenas ônibus e táxis poderão circular
    • 31/12, 21h: fechamento total do bairro de Copacabana
    • 1º/1, 5h: início da liberação das vias internas
    Continua após a publicidade

    O trânsito também sofrerá alterações na Zona Oeste. Na Barra da Tijuca, um trecho da orla da Avenida Lúcio Costa — entre a Ponte Lúcio Costa e a Avenida Érico Veríssimo — será interditado das 21h desta quarta (31) às 10h de quinta (1º), enquanto a via de acesso às edificações ficará liberada para circulação. No Recreio, a pista da orla será fechada entre as avenidas Gláucio Gil e Pedro Moura, das 21h desta quarta (31) às 10h de quinta (1º). A via lateral terá tráfego normal.

    Nos bairros de Inhoaíba, Realengo, Sepetiba e Pedra de Guaratiba, com interdição de vias e desvio de tráfego para viabilizar o acesso aos eventos no Parque Oeste Ana Gonzaga e Realengo Susana Naspolini

    Continua após a publicidade

    A Avenida Cesário de Melo, em Inhoaíba, será interditada no sentido Campo Grande das 16h desta quarta (31) às 4h de quinta (1º). Em Realengo, o entorno do Parque Susana Naspolini terá as vias de acesso bloqueadas das 16h desta quarta (31) às 6h de quinta (1º). Já na Praia de Sepetiba, o esquema de bloqueio será das 16h de quarta (31) às 4h de quinta (1º). As interdições em Pedra de Guaratiba acontecerão no mesmo horário, nos acessos a Rua Geraldo do Nascimento.

    Também está proibido o estacionamento de veículos da meia-noite de quarta (31) às 6h de quinta (1º) nas principais vias de acesso. Veja a lista a seguir: Estrada de Sepetiba; Rua Presidente Nobre; Rua dos Pescadores; Praia de Sepetiba; e Rua Pedro Leitão em Sepetiba; além de Estrada da Matriz, entre a rua Soldado Abílio Fernandes e rua Nova Teotônia; Rua Soldado Estanislau Wojcik; Rua Soldado Constantino Maroqui; e Rua Geraldo do Nascimento em Pedra de Guaratiba. 

    Publicidade