Continua após publicidade

Mistério na Zona Oeste: em duas semanas, quatro capivaras foram mortas

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) investiga o caso; carne dos animais abatidos estaria sendo vendida em feiras de comunidades da região

Por Da Redação
Atualizado em 1 out 2024, 12h46 - Publicado em 1 out 2024, 12h43
capivaras-mortas-zona-oeste
Capivaras mortas: carne contaminada por cianobactérias (Redes sociais/Reprodução)
Continua após publicidade

Quatro capivaras foram encontradas mortas com sinais de perfuração por armas de caça nas lagoas de Jacarepaguá, na Zona Oeste, nos últimos 15 dias. A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) investiga o caso. Segundo denúncias, a carne das capivaras abatidas, assim como a de jacarés também abatidos por lá, está sendo vendida em feiras realizadas nos fins de semana nas comunidades da região. Os répteis também estariam sendo capturados para virar animais de estimação.

+ Número de acidentes de trânsito com morte cresce 15% em um ano

De acordo com a Lei 9.605/1998, matar, perseguir, caçar, apanhar e comercializar animal silvestre sem autorização é crime ambiental, e quem compra essa carne também participa dessa atividade criminosa. A pena é de detenção de até 1 ano e multa.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“Quem compra essa carne também está participando dessa atividade criminosa”, afirmou ao portal G1 o biólogo Mário Moscatelli. “Além disso, os animais que são caçados no sistema lagunar de Jacarepaguá são contaminados por cianobactérias, e não há forma de preparo dessa carne que elimine essas toxinas”, acrescentou. As cianobactérias são micro-organismos presentes em ambientes aquáticos que, em determinadas condições, produzem toxinas perigosas. Elas podem se proliferar em corpos d’água poluídos ou com altos níveis de nutrientes, como esgoto ou fertilizantes.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.