Projeto prevê a expansão do Cadeg, que pode ganhar mais três andares
Projeto "Mais Valerá" visa a criação de novas regras de licenciamento nas construções; emenda aguarda sanção do prefeito Eduardo Paes
Já pensou na Cadeg com até dez andares? Isso mesmo. O Mercado Municipal mais querido da cidade, localizado em Benfica, na Zona Norte, pode ganhar novos pavimentos caso uma nova emenda do projeto Mais Valerá, de autoria do vereador Rafael Aloisio Freitas (PSD), vingue. O texto prevê ainda a repaginada de grandes centros comerciais do município — incluindo shoppings, supermercados e hospitais — com a expansão vertical.
+ Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui
+ Os reis do Rio: grupo Belmonte vai abrir polo gastronômico na Praça Mauá
Aprovado na Câmara na última quarta (5), o projeto tem o objetivo de criar novas regras de licenciamento na construção de imóveis, favorecendo a ampliação dos limites estabelecidos por lei mesmo antes das edificações serem erguidas, mediante o pagamento de uma contrapartida à Prefeitura.
Caso seja sancionada, a Cadeg, por exemplo, poderia passar de sete para dez andares, chegando a uma altura de 31 metros. Para o parlamentar, o projeto reconhece o mercado como um patrimônio gastronômico, comercial e cultural do Rio. “O mercado merece condições adequadas para continuar crescendo e atendendo a cidade. A emenda ajusta o gabarito de sete para dez pavimentos, acompanhando a evolução natural das atividades comerciais no local. Com isso, ampliamos o potencial econômico e a capacidade de oferta de serviços, fortalecendo um dos mais importantes centros de abastecimento e comércio do Rio”, explicou Freitas.
Segundo o portal Tempo Real, o texto aguarda a sanção do prefeito Eduardo Paes para ser aprovado. Ao todo, o projeto recebeu 44 emendas, sendo 21 delas aprovadas por vereadores.





