O clima de solidariedade está no ar. Com a chegada de dezembro, iniciativas de órgãos públicos, empresas e sociedade civil movimentam o país, convidando a população a fazer a diferença neste Natal. Enquanto a edição 2025 da campanha Papai Noel dos Correios mobiliza milhares de padrinhos e madrinhas dispostos a transformar os sonhos de crianças em realidade, no Rio de Janeiro, o RioSolidario lança sua campanha Natal RioSolidario 2025, com a meta de arrecadar 10 000 brinquedos novos para presentear crianças atendidas por organizações sociais parceiras. Ambas as iniciativas se uniram ao espírito natalino para espalhar alegria, renovando o significado da solidariedade em todo o país.
+Tem tudo de panetone: o clássico ganha reinvenções
Desde o início de novembro, os padrinhos podem se dirigir a uma das agências dos Correios participantes da campanha ou acessar a página oficial da ação, o Blog do Noel, para adotar cartas escritas por crianças para o “bom velhinho”. A logística da campanha envolve secretarias de educação, escolas públicas, instituições parceiras e a sociedade em geral — todos fazendo a ponte entre a criança que escreve o pedido e quem está disposto a transformar aquele desejo em realidade.
Continua após a publicidade
+Sem tempo e sem ideia? 11 doces para encomendar para a ceia de Natal
O funcionamento é simples. Os Correios recebem cartas manuscritas enviadas diretamente ao “bom velhinho” por crianças da sociedade e por estudantes da rede pública até o 5º ano. Após leitura e seleção, elas são disponibilizadas nos pontos de adoção e no blog oficial. Para quem quer escrever, é preciso seguir algumas regras: o texto deve ser manuscrito, o cadastro deve incluir o CPF da criança e as cartas não podem conter endereço, telefone ou fotos. Para quem deseja adotar, basta escolher uma cartinha — física ou digital —, comprar o presente e entregá-lo, identificado e embalado, em um dos postos oficiais. Para controle das entregas, é necessário informar CPF ou CNPJ no momento da adoção.
Em quase quatro décadas, cerca de 7 milhões de pedidos já foram atendidos. Só em 2024, quando a campanha Papai Noel dos Correios completou 35 anos, foram 350 mil cartinhas adotadas em todo o Brasil.
+11 lugares para encomendar rabanada no Rio
O Rio de Janeiro também se mobiliza por meio de outras ações solidárias. O RioSolidario, organização social do Governo do Estado, lançou a campanha Natal RioSolidario 2025, com a meta de arrecadar 10 000 brinquedos novos para crianças atendidas por instituições da rede parceira. A iniciativa foi apresentada em cerimônia no Palácio Guanabara e pretende envolver a população fluminense em uma grande corrente de generosidade. “O Natal é tempo de solidariedade e esperança. Cada brinquedo doado representa um gesto de amor que pode transformar o fim de ano de uma criança”, destacou o governador Cláudio Castro.
Continua após a publicidade
+Falta de fiscalização transforma o trânsito no Rio em teste de paciência
A primeira-dama e presidente de honra do RioSolidario, Analine Castro, reforçou o chamado à participação: “Cada brinquedo doado é uma forma de dizer a uma criança que ela é lembrada e amada.” Já a presidente da organização, Paola Figueiredo, reforçou o pedido de engajamento. “Este é o momento de unirmos forças em uma grande corrente de solidariedade para levar a magia do Natal a milhares de crianças. Vamos encerrar esse ano, que completamos 30 anos, com chave de ouro. Por isso, reforço o pedido para que todos se engajem nesta campanha”, disse Paola Figueiredo.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
As doações podem ser feitas até 8 de dezembro, na sede do RioSolidario, na bilheteria do Theatro Municipal ou em pontos instalados em secretarias estaduais. A orientação é escolher brinquedos novos e adequados a crianças de 0 a 12 anos, sempre com selo do Inmetro. Itens educativos, bonecas, bolas e jogos são algumas das sugestões que agradam todas as idades.