Continua após publicidade

Nas asas de um Constellation

Musical no Teatro Vannucci adota o avião como símbolo dos glamourosos anos 50

Por Lula Branco Martins
Atualizado em 2 jun 2017, 12h55 - Publicado em 8 nov 2014, 00h00
Escala no Santos Dumont, em foto de 1956: com hélices e quatro motores, ele ia até Nova York
Escala no Santos Dumont, em foto de 1956: com hélices e quatro motores, ele ia até Nova York ( Acervo Cláudio Magnavita/)
Continua após publicidade

 

Maior companhia brasileira do ramo em sua época, a Viação Aérea Rio-Grandense (Varig) fez história em 1955, ao adquirir três aeronaves americanas, de nome técnico Lockheed L-1049 Super Constellation. Com elas, incrementou novos pacotes de viagem, inclusive internacionais, o principal deles saindo de Porto Alegre em direção a Nova York, nos Estados Unidos, com escalas em São Paulo, Rio, Belém e Caribe. Foi um tempo de mudanças no setor da aviação: dali em diante, toda a tripulação deveria falar inglês, e começaram a surgir as aeromoças, para um tipo de serviço antes executado por homens. Com tudo isso, andar de avião passou a ter uma dose de glamour. Atores de Hollywood em visita à cidade, e geralmente hospedados no Copacabana Palace, vinham e voltavam nas asas de um Costellation. Mas sua vida operacional não foi das mais longas — ele foi substituído, a partir da década de 60, por jatos da Caravelle e da Boeing. Pois esse quadrimotor dá nome ao musical de Cláudio Magnavita, com direção de Jarbas Homem de Mello, que estreia na quinta (13) no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea. Em cena, o romantismo do Rio de meados do século XX, ao som de canções como Only You, Blue Moon e Stand by Me.

Musical no Teatro Vanucci
Musical no Teatro Vanucci ()
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.