Três pessoas morrem em tiroteio na Avenida Brasil e Rio entra em estágio 2
Entre os mortos estavam passageiro de ônibus e motorista de aplicativo baleados em operação policial, na altura da Cidade de Alta, na manhã desta quinta (24)
Um tiroteio iniciado durante uma operação policial interditou as duas pistas da Avenida Brasil, principal porta de entrada da cidade, e levou a cidade do Rio a permanecer por duas horas e 40 minutos em estágio operacional 2 na manhã desta quinta (24). Foi na Altura da Cidade alta, na Zona Norte, parando o trânsito e obrigando motoristas e passageiros a deitar no chão e se esconder atrás da mureta de concreto que divide as pistas. Três pessoas morreram e outras três ficaram feridas na troca de tiros. Às 11h15, após a reabertura da via expressa, que e avaliação de que não havia mais ocorrências de grande impacto o Rio voltou ao estágio 1, de normalidade, de acordo com o Centro de Operações Rio (COR).
+ Povo de Israel: como facção conseguiu movimentar 67 milhões com golpes
Motorista de aplicativo que ficou no meio do fogo cruzado, Paulo Roberto de Souza, de 60 anos, foi baleado na cabeça e levado já sem vida ao Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Já Geneilson Eustáquio Ribeiro, de 49 anos, com perfuração no crânio, foi entubado e transferido para o Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes (HMAPN) em estado de saúde gravíssimo, falecendo por volta das 14h30. O outro morto em consequência do tiroteio é Renato Oliveira, de 48 anos, que estava em um ônibus da linha 493B (Ponto Chic-Central) quando uma bala perdida atravessou a janela e o acertou na cabeça. Ele foi atendido no Hospital Federal de Bonsucesso (HFB), mas também não resistiu aos ferimentos e morreu poucas horas após dar entrada.
Entre os feridos, foi atendidas Alayde dos Santos Mendes, de 24 anos, que também deu entrada no Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo, em Caxias, com perfuração na coxa direita. Após avaliação médica de que a lesão era superficial, Alayde recebeu alta hospitalar com orientações. Outras duas pessoas foram levadas ao HFB. São dois homens de 27 anos, um deles sob custódia. Ainda não ha detalhes sobre o estado de saúde de ambos.
Segundo a porta-voz da PM, tenente-coronel Cláudia Moraes, em entrevista ao “Bom Dia Rio”, da TV Globo, o tiroteio começou após traficantes reagirem à presença policial nas comunidades Cinco Bocas, Pica Pau e Cidade Alta, todas do Complexo de Israel, para coibir roubo de veículos e cargas. “As nossas tropas encontraram grande dificuldade em avançar no terreno. As regiões têm valas feitas pelos criminosos, o que atrapalha a entrada nas comunidades”, disse ela. A operação foi feita por equipes do 16º BPM (Olaria).
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
O Rio Ônibus, sindicato das empresas de ônibus, informou que mais de 20 linhas foram afetadas com o fechamento da Avenida Brasil e todas as linhas que tem o centro da cidade como destino foram prejudicadas. Às 10h, a Supervia informou que o Ramal Saracuruna entrou em processo de normalização. As estações Penha Circular, Brás de Pina, Cordovil, Parada de Lucas e Vigário Geral foram reabertas após cerca de três horas com serviço suspenso.