Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Michel Temer recebe Chefes de Estado em clima de selva chique no Rio

Ambientação para a recepção oficial no Palácio Itamaraty tem bananeiras, coqueiros, pitangueiras, jabuticabeiras e bromélias espalhadas pelos salões

Por Daniela Pessoa
Atualizado em 2 jun 2017, 12h01 - Publicado em 5 ago 2016, 20h32
Os presidentes do Brasil, Michel Temer (interino), e da França, François Hollande, em recepção no Palácio do Itamaraty: antes de seguirem para a abertura dos Jogos no Maracanã
Os presidentes do Brasil, Michel Temer (interino), e da França, François Hollande, em recepção no Palácio do Itamaraty: antes de seguirem para a abertura dos Jogos no Maracanã (Beto Barata / Presidência da República/)
Continua após publicidade

Antiquário há mais de 30 anos, Arnaldo Danemberg, que já mobiliou a casa de gente como a atriz Maitê Proença e a diretora global Amora Mautner, tem no currículo uma vasta experiência que o gabaritou a chancelar o projeto de decoração especial do Palácio Itamaraty, no Rio, onde o presidente interino Michel Temer recebe, nesta sexta (5), os 37 Chefes de Estado que vieram para a Olimpíada. Assinado em parceria com a decoradora Lu Kreimer, o paisagismo dos três salões do palácio, construído entre 1851 e 1855, no Centro, por Francisco José da Rocha Leão, o Conde de Itamaraty, segue a temática dos trópicos. “Temos bananeiras imensas, coqueiros, pitangueiras, jabuticabeiras e bromélias espalhados pelos ambientes”, contou o antiquarista a VEJA RIO, sem medo de soar piegas e clichê aos olhos do mundo. “Resgatamos o Brasil das pinturas do holandês Albert Eckhout (1610-1666), que integrou a missão de Nassau”, justificou.

Palácio do Itamaraty no Rio: decoração inspirada no clima tropical para recepção oficial dos Chefes de Estado
Palácio do Itamaraty no Rio: decoração inspirada no clima tropical para recepção oficial dos Chefes de Estado ()

O salão principal, onde será servido um coquetel assinado pelos chefs Roland Villard (ex-Le Pré Catelan) e Ricardo Lapeyre (Brasserie Lapeyre), abriga uma monumental mesa em jacarandá brasileiro com cadeiras no estilo rococó inglês de Thomas Chippendale (1718-1779). “Quisemos montar um ambiente de boas-vindas e de acolhimento com toda a erudição palaciana do mobiliário francês presente no acervo do Itamaraty, aliada ao despojamento do mobiliário brasileiro”, explicou Danemberg. Sobre o móvel, um majestoso centro de mesa em bronze dourado, Empire, com cerca de 4 metros, foi forrado com folhas de bananeira e abastecido de frutos nativos como cajus e carambolas.

palácio do itamaraty
palácio do itamaraty ()
Continua após a publicidade

Adaptada para uma sala de visitas, a biblioteca do palácio ganhou gravuras brasileiras do século XIX que retratam o cotidiano, além de bustos em bronze de figuras históricas, poltronas brasileiras e francesas dos séculos XVIII e XIX, e um aparador no estilo Barroco Joanino do período Dom João V. Por último, a sala de cumprimentos do presidente em exercício foi ornamentada com quadros de Antônio Parreiras (1860-1937), além de mobiliário estilo barroco inicial e um imponente arranjo floral. “A missão é de dever cumprido. E que sejam todos muito bem-vindos”, finalizou Danemberg.

palácio do itamaraty
palácio do itamaraty ()
itamaraty3
itamaraty3 ()
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

SUPER BLACK FRIDAY

Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ
A partir de 32,90/mês