Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Mais de 430 blocos de rua já confirmaram desfiles no Carnaval 2023

Lista preliminar foi divulgada pela Riotur nesta segunda (9). Megablocos como Bola Preta, Fervo da Lud e Bloco da Anitta voltam ao Centro da cidade

Por Redação VEJA RIO Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
10 jan 2023, 13h41 •
Desfile do Bola Preta
Bola Preta: bloco mais antigo do Rio é um dos patrimônios listados (Fernando Maia/Riotur/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Após dois anos com a folia nas ruas suspensa, devido à pandemia da Covid-19, os cortejos estão oficialmente de volta para celebrar o Carnaval de 2023. A Riotur divulgou nesta segunda (9) uma lista premininar com os nomes de 433 blocos confirmados na cidade.

    + Zona Sul terá redução no número de blocos no Carnaval 2023

    Entre eles, estão os megablocos Bola Preta, Fervo da Lud, Bloco da Anita, Monobloco, Chora me Liga e Carrossel de Emoções, que voltam a ocupar o Centro da cidade. Segundo os organizadores da grande festa, pequenas alterações deverão ser implantadas no trajeto dos blocos pela Avenida Presidente Antônio Carlos, a fim de facilitar a logística no momento de dispersão do público.

    A prefeitura recebeu 613 solicitações de blocos até o momento. Em 2020, foram 754 pedidos e 427 receberam aval para desfilar. Na Zona Sul, o número de blocos este ano será menor: em 2023 serão 94, enquanto 110 desfilaram em 2020. Mas a expectativa do público total é grande: cerca de cinco milhões de foliões deverão ocupar ruas por todo o Rio durante o período. A abertura oficial do Carnaval será no dia 20 de janeiro, uma sexta, que já contará com alguns blocos na rua.

    Compartilhe essa matéria via:
    Continua após a publicidade

    Infraestrutura do Carnaval 2023

    Neste ano, os mais de 400 blocos já autorizados também não terão custos com equipamentos, montagem, instalação e toda infraestrutura necessária para a festa. O acordo firmado entre a Riotur e a Dream Factory, responsável pela produção do evento, garante que as agremiações não precisarão arcar com grades de proteção, banheiros químicos, ambulâncias, postos médicos e atendimento de profissionais de saúde.

    Ao todo, serão disponibilizados oito postos de saúde, com operação pela Secretaria Municipal de Saúde, e 220 ambulâncias. As ruas também contarão com 34 000 banheiros químicos para os foliões, sendo 10% destinados a pessoas com deficiência (PCDs).

    + Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

    Continua após a publicidade

    O número de operadores de trânsito dobrará em comparação ao último Carnaval. Enquanto em 2020 foram 1 500, neste ano serão 3 250 agentes. Para ajudar na limpeza das ruas, 1 000 contentores de 240 litros serão disponibilizados pela Comlurb. Dez mil vendedores autônomos cadastrados e treinados pela Riotur poderão atuar nos blocos neste período.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de 28,90/mês