Livro leva a viagem por um mar de histórias da Zona Portuária
Um porto para o mar troca História com H maiúsculo por malha feita de histórias de quem marca a região, desde antes da colonização
O Porto do Rio é o ponto de partida para uma viagem histórica pela região onde a prefeitura planeja a criação de uma grande orla de convívio público, lazer e cultura, reabrindo ao uso da população a frente marítima do Centro (veja acima o projeto).
+ Muito além do poá: Cycle Market traz contornos sustentáveis à moda carioca
+ Aos 152 anos, Carlos Gomes está pronto para reestreia no cenário cultural
Nas páginas do recém-lançado Um Porto para o Mar (Editora Sapoti), é possível conhecer os labirintos de uma área que resume importantes episódios da trajetória da cidade a partir de sua fundação. E que por muitos anos, aliás, deixou de ser à beira-mar, transformando a praia em coisa de Zona Sul.
+ Mapa da fome: cozinhas comunitárias e restaurantes populares são caminho
+ CEP cobiçado: eleita 8ª rua mais cool do mundo atrai bares e restaurantes
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
“Desde a derrubada da Perimetral, esta região voltou a ter potência, com a chegada do MAR, do Museu do Amanhã, do AquaRio, da roda-gigante”, enumera Daniela Chindler, coautora da obra junto com Flavia Rocha, Gil Cardoso e Mariana Rigoli. “Fugimos da História com H maiúsculo e trazemos uma malha feita de histórias de quem marca a região, focando no protagonismo negro.” Uma revisita muito bem-vinda.