Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Jardim do Museu da República é restaurado e chafarizes são religados

Reforma capitaneada pelo Instituto Carioca Cidade Criativa começou em junho. Portões, placas e o parquinho infantil também passaram por mudanças

Por Marcela Capobianco
6 nov 2024, 17h12 •
chafariz-museu-da-republica
Chafariz dos Leões: reformado e com nova bomba instalada (Dan Coelho/Divulgação)
Continua após publicidade
  • Na tarde desta terça (5), os chafarizes históricos do Museu da República foram finalmente religados após uma longa reforma.

    As intervenções do projeto RevivaRio Museu da República começaram em junho e foram capitaneadas pelo Instituto Carioca Cidade Criativa, de Ana Luiza Piza e Heitor Wegmann. Além do restauro de Nascimento de Vênus e do Chafariz dos Leões, dois portões de ferro – um na Rua do Catete e outro na Rua Silveira Martins – foram recuperados e vão voltar a ser usados.

    + Para receber VEJA Rio em casa, clique aqui

    O jardim também ganhou sinalização trilíngue (português, inglês e espanhol) e um novo parquinho, com três brinquedos em madeira de reflorestamento e reforma do que já existia por lá. No local preferido das crianças foram instalados dois conjuntos de mesa com quatro banquinhos em madeira.

    parquinho-museu-da-republica
    Novo parquinho: madeira de reflorestamente foi usada no mobiliário (Dan Coelho/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    + Manutenção programada da Cedae vai interromper abastecimento de água na quinta (7)

    A restauração dos dois chafarizes e portões contou com uma equipe de 22 profissionais diretos, liderada pelo arquiteto Márcio de Castro. Os chafarizes passaram por limpeza geral, preenchimento de trincas e fissuras com argamassa específica e revisão nas instalações elétricas e hidráulicas, incluindo a instalação de nova bomba, enquanto os portões foram repintados para esconder pichações e alguns detalhes foram restaurados, trazendo de volta a beleza original do trabalho em ferro forjado.

    chafariz-restaurado-museu-da-republica
    Chafariz Nascimento de Vênus: reformado em 5 meses (Dan Coelho/Divulgação)
    Continua após a publicidade

    Entre outras etapas, o processo incluiu a revisão das ferragens e sistema de fixação e a reposição de elementos ornamentais faltantes. O processo de restauração dos muros também envolveu etapas cuidadosas para garantir que a estrutura original fosse preservada.

    portao-museu-da-republica
    Portão novinho em folha: adereços ganharam ainda mais destaque (Dan Coelho/Divulgação)

    O jardim do Museu da República foi remodelado pelo paisagista francês Paul Villon em 1896, quando o Palácio – até então residência do Barão de Nova Friburgo –, passou a ser a sede do Governo Federal e a se chamar Palácio do Catete. Em 1938, o local foi tombado pelo órgão responsável da época, hoje o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Em 1960, com a transferência da capital para Brasília, o palácio foi aberto definitivamente ao público.

    Continua após a publicidade

    + Stand-up paddle ao nascer do sol vira moda e atrai turistas ao Posto 6

    Por meio do modelo de parcerias público privadas (PPPs), o ICCC já foi responsável por projetos como a revitalização do Parque Nacional Municipal Dois Irmãos com as esculturas monumentais do arquiteto Oscar Niemeyer, além da reforma da Praça General Osório, do Parque da Catacumba e do portão do Parque Guinle. A revitalização do jardim do Museu da República contou com o apoio da Equinor.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas

    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do RJ

    A partir de R$ 29,90/mês