Continua após publicidade

Estudante cria aplicativo para identificar espécies de árvore

Disponível gratuitamente no Google Play, Maracanã e Suas Árvores, dá acesso à pesquisa e à localização exata de cada árvore ao redor do estádio

Por Heloiza Gomes
9 fev 2018, 19h59
 (Anna Fischer/Veja Rio)
Continua após publicidade

O estudante Lucas Guarnelli Scherpel admite que, até três anos atrás, não tinha interesse algum pelas questões ambientais. Mas, em maio de 2015, ele foi convidado a participar de uma pesquisa do departamento de biologia do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ), onde estudava informática. Acabou entrando de cabeça no assunto. “Catalogamos mais de 100 espécies de árvore localizadas ao redor do Maracanã. O trabalho durou um ano”, relembra Scherpel, que dividiu a tarefa com outros seis alunos da instituição. Satisfeito com os resultados, ele pôs seus conhecimentos de informática a serviço da causa e, em 2017, criou o aplicativo O Maracanã e Suas Árvores, disponível gratuitamente no Google Play. “O objetivo é conscientizar a população da importância da arborização urbana, que combate o calor e atua diretamente na redução de gases poluentes”, explica.

O programinha dá acesso à pesquisa e traz funções interativas que mostram a localização exata de cada árvore, com nomes científicos, histórias e curiosidades, entre outros dados. Pela iniciativa, Scherpel, agora com 18 anos, recebeu a medalha de bronze na terceira edição do Prêmio Prudential Espírito Comunitário, que contemplou as melhores ações voluntárias realizadas por alunos do ensino médio no Rio ao longo de 2017. Apesar de feliz com a premiação, Scherpel não pretende parar por aí. “Está tudo encaminhado para eu me tornar embaixador no Rio do programa Low Carbon City, que apoia e divulga projetos relacionados ao meio ambiente e ao combate ao aquecimento global”, revela. “Minha ideia é promover workshops e palestras sobre o tema na cidade e assim tentar despertar a consciência ambiental no maior número de pessoas possível”, adianta o programador, que já apresentou O Maracanã e Suas Árvores em alguns museus e feiras de ciência.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.