Escola Eleva: formação bilíngue e preparação para futuro global
Com currículo híbrido, a instituição expande oportunidades para admissão em universidades nacionais e internacionais
A escolha pela instituição responsável pela educação de crianças e adolescentes é uma constante preocupação de pais e cuidadores. E um dos diferenciais mais procurados, como apontam os dados recentes do Ministério da Educação (MEC), é a possibilidade da educação em dois idiomas – em 2023 houve um aumento expressivo de 64% na busca por escolas bilíngues. De acordo com a Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi), já são mais de 1,2 mil escolas do tipo em território nacional. Esse crescimento aponta uma tendência crescente e também o reconhecimento dos benefícios desse tipo de ensino para as novas gerações.
Pensando justamente nas particularidades do ensino global, a Escola Eleva, fundada em 2017, aposta em inovações que garantam o compromisso contínuo de sua proposta pedagógica com formação em dois currículos: o brasileiro, a partir da Base Nacional Curricular Comum; e o internacional, com o programa International Baccalaureate, formação pré-universitária reconhecida no mundo e indicada para quem busca excelência no mercado de trabalho.
Preparação para estudar no Brasil e no mundo
O modelo bilíngue, que já é consolidado nas unidades da escola no Rio de Janeiro, tem no horizonte a preparação de alunos para ingressarem nas melhores e maiores universidades do Brasil e do mundo. A proposta do ensino de um idioma estrangeiro integrado à grade curricular é um diferencial.
A Eleva aborda também capacidades essenciais como proatividade, colaboração e comunicação, pilares fundamentais para os alunos obterem sucesso ao enfrentar os desafios do mercado de trabalho atual, cada vez mais integrado na perspectiva do empreendedorismo e da economia criativa.
Para isso, a escola estabelece um planejamento que demonstra sua pedagogia eficaz na avaliação de metas e monitoramento dos resultados para disparar na corrida pelas vagas em faculdades no exterior. Atualmente, cerca de 70 mil brasileiros fazem sua formação acadêmica fora do país.
Com a garantia de sucesso, os números são expressivos e trazem altos índices de aprovação. Em 2023, foram diversas aprovações em formações no exterior, em renomadas universidades de Toronto, Chicago e Nova York.
Além disso, os alunos também se destacam nas seleções das faculdades nacionais, como a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a PUC-RJ e na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Ademais, alguns discentes ainda saem com mérito nas colocações, como o primeiro lugar no curso de Medicina, na Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein.
– 89% de aprovação no Enem
– 92% de aprovação em universidades internacionais
Mais chances para o seu futuro
Com altos índices, a Eleva amplia as oportunidades para admissão em concorridas universidades e garante dados significativos em torno de 89% de aprovação no Enem e 92% de aprovação em universidades internacionais.
Resultados alcançados graças ao criterioso processo de seleção do corpo docente em conjunto com a tradição da Escola e sua proposta pedagógica inovadora, sempre apontando para uma metodologia ativa aliada à criatividade e tecnologia.
O currículo se estrutura a partir da BNCC (Base Nacional Curricular Comum) para as matérias em português e também são oferecidas uma variedade de atividades na grade curricular de esportes e artes, como Ballet, Fotografia, Ginástica Artística, Jazz, Judô, Futsal, Clube de Música, Tênis, Vôlei, Criação Literária, Ateliê de Moda, Basquete Kids, Clube de Ciências, Handball, Patinação, Tênis de Mesa, Karatê, entre outras.
Com educação para as idades entre 2 e 18 anos, ou seja, desde a primeira infância até o ensino médio, a Escola Eleva faz parte do Inspired Group, grupo com mais de 100 escolas espalhadas por oito continentes.
O processo seletivo para as matrículas do ano letivo de 2025 já está aberto nas três unidades do Rio de Janeiro: Urca, Botafogo e Barra da Tijuca – com programa de bolsa de talentos.
– Engenharias: University of Twente, UToronto, UC Davis e UC Santa Cruz
– Business/Economics: Bocconi University, IE University, Boston University, UBC Vancouver, University of Edinburgh Erasmus Rotterdam, ESSEC, ESSADE, ESCP e LUISS
– Relações Internacionais: UChicago
– Economia and Computer Sciences: NYU e Bocconi
– Artes Cênicas: The American Academy of Dramatic Arts
Construções históricas
A Escola Eleva é pensada para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, em regime de tempo integral e na modalidade bilíngue e está presente nos estados de São Paulo, Brasília, Recife e Rio de Janeiro.
As unidades cariocas estão localizadas em bairros estratégicos para acolher o público que busca ensino particular de qualidade e, por isso, além de sua localização privilegiada, as escolas também foram planejadas e estabelecidas em espaços que contemplem um ambiente único para uma educação edificante e inovadora.
Um dos destaques da unidade da Urca é a sua construção centenária em frente à Praia da Urca, no antigo prédio que já foi TV Tupi, e conta com instalações modernas para que os alunos possam se desenvolver ao máximo e viver experiências significativas ao longo dos anos de sua vida escolar no Ensino Médio. Na orla da praia, o espaço proporciona um horizonte de tirar o fôlego, com quadras poliesportivas no rooftop, e ainda corredores que ligam diretamente à areia, trazendo assim a oportunidade de fazer um intervalo na praia.
A unidade Botafogo tem como diferencial a ocupação histórica do seu endereço que sempre esteve ligado à iniciativas educacionais, em seus mais de 12,6 mil m2 de área.
E a Escola da Barra, intencionalmente projetada pelo arquiteto Miguel Pinto Guimarães, para estimular a criatividade e o prazer pela aprendizagem, seguindo tendências mundiais na educação, em seus 16 mil m 2 de área.