Continua após publicidade

Covid-19: Rio suspende 2ª dose para adolescentes que tomaram Pfizer

Decisão foi anunciada pela prefeitura devido à falta de doses para adultos da fabricante norte-americana

Por Agência Brasil Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 8 abr 2022, 12h16 - Publicado em 8 abr 2022, 12h16
Foto mostra adolescente recebendo vacina
Vacinação: 59% dos fluminenses internados com Covid-19 não estão com as vacinas em dia. (freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

A cidade do Rio suspendeu a aplicação da segunda dose da vacina contra a Covid-19 em adolescentes de 12 a 17 anos para quem recebeu o imunizante da Pfizer na primeira aplicação.Covid-19: Rio suspende 2ª dose para adolescentes que tomaram PfizerCovid-19: Rio suspende 2ª dose para adolescentes que tomaram Pfizer

+ Acordo de trabalhadores com Comlurb põe fim à greve dos garis no Rio

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a cidade está desabastecida de doses adultas da fabricante norte-americana e o esquema básico da vacinação deve ser feito com vacinas homólogas, ou seja, da mesma fabricante.

Apenas a Pfizer estava autorizada para ser aplicada neste público até janeiro, quando o Ministério da Saúde incluiu a CoronaVac para crianças a partir dos 6 anos.

Compartilhe essa matéria via:

De acordo com os painéis de vacinação da prefeitura, ainda faltam 111 800 jovens de 12 a 19 anos completarem o esquema básico, com duas doses, contra a Covid.

Continua após a publicidade

Para a dose de reforço no público adulto, estão sendo aplicada as vacinas da Janssen e da AstraZeneca, disponíveis em estoque na cidade.

“A SMS-Rio já solicitou ao Ministério da Saúde doses da Pfizer para adultos, e segue aguardando a chegada da vacina”, informa o órgão.

Situação no estado

Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES) solicitou na segunda (4) ao Ministério da Saúde o envio de 600 000 doses da vacina Pfizer. “O imunizante servirá para completar o esquema vacinal de pessoas com 12 anos ou mais que tenham recebido apenas a dose do imunizante”, disse a SES.

Continua após a publicidade

Segundo o secretário, Alexandre Chieppe, a pasta espera que a situação seja regularizada nos próximos dias, sem comprometer a campanha de vacinação contra a Covid-19:

+ GP Galeão da Stock Car: os detalhes da nova pista no aeroporto do Rio

“Sempre que a gente precisou do Ministério da Saúde nós fomos atendidos e imaginamos que agora, por alguma questão pontual de logística, isso deva ser resolvido rapidamente também. Então, pedimos às pessoas que eventualmente precisem da Pfizer nesse momento, que tenham um pouco de paciência até que tenhamos um posicionamento oficial do Ministério da Saúde”.

O Ministério da Saúde informou na quarta (6) que 4,8 milhões de doses seriam distribuídas nessa semana, sendo 1,2 milhão pediátricas, para a aplicação da segunda dose em crianças de 5 a 11 anos.

Continua após a publicidade

+Novo lote de ingressos para o desfile do Grupo Especial está à venda

No segundo lote, são 3,6 milhões de doses destinados para o reforço em adultos. Desse total, 2,2 milhões são da Janssen, 1,3 milhão da AstraZeneca e cerca de 50 mil da Pfizer.

De acordo com o Ministério, não há pendência de vacinas para o estado do Rio.

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Continua após a publicidade

“A pasta já entregou ao estado mais de 40 milhões de doses, sendo 16 milhões para o público acima de 12 anos. Segundo dados fornecidos pelo próprio estado, 13,5 milhões de doses foram aplicadas. Ou seja, o estado tem um saldo estimado em mais de 2,5 milhões de doses para o público. No entanto, a pasta avalia a solicitação por mais imunizante”, informou o ministério nesta sexta (8).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.