Continua após publicidade

Covid: para incentivar 2ª dose, Rio libera combinação de vacinas distintas

No município do Rio 96 000 pessoas não retornaram aos postos. Com a iniciativa, quem recebeu AstraZeneca, por exemplo, poderá obter reforço da Pfizer

Por Redação
Atualizado em 20 ago 2021, 10h32 - Publicado em 19 ago 2021, 15h41
Imagem mostra injeção com a vacina contra a Covid-19
Vacinação: Para receber o reforço é preciso ter tomado a última dose há mais de um ano. (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
Continua após publicidade

Diante da debandada do público aos postos para receber a segunda dose da vacina contra a Covid-19 (no Rio, 96 000 pessoas não retornaram para tomar o reforço), a prefeitura passou a autorizar, nesta semana, que os cariocas contemplados na primeira vez com a AstraZeneca, por exemplo, possam pedir uma segunda dose da Pfizer, caso queiram. 

+Covid-19: Rio inicia vacinação de adolescentes na segunda (23); veja datas

A ideia é estimular a procura pela segunda dose e, desse modo, completar o esquema vacinal, fundamental neste momento em que a variante Delta se espraia pela cidade. Estudos científicos recentes apontam que a mistura dos imunizantes de duas marcas distintas, conhecida como vacinação heteróloga, potencializa a resposta imunológica do organismo contra o vírus.

+Covid-19: novo posto de vacinação é inaugurado no Palácio Tiradentes

No estado do Rio, a prática, também chamada de intercambialidade, foi autorizada pela Secretaria de Estado de Saúde, desde que falte doses do imunizante Oxford/AstraZeneca. Ainda não é o caso do município do Rio, por enquanto. Segundo o secretário municipal de saúde, Daniel Soranz, há estoque suficiente até sexta (20). No entanto, o objetivo da decisão, antes restrita a grávidas, puérperas e aqueles que apresentaram efeitos adversos graves após a primeira dose da AstraZeneca, é garantir que as pessoas, de fato, se vacinem completamente e não desistam após a primeira picada.

Continua após a publicidade

+Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.