Continua após publicidade

Coronavírus: UFRJ fabrica respirador mecânico e deve lançá-lo em maio

Já há uma gigante do setor de eletrodomésticos interessada na produção em larga escala do equipamento, que está em falta nos hospitais da cidade

Por Cleo Guimarães
24 abr 2020, 18h43
ufrj.jpeg
UFRJ: ex-alunos da Engenharia criam fundo para financiar projetos de estudantes da universidade. (Redação Veja rio/Reprodução)
Continua após publicidade

Médicos ligados à UFRJ trabalham em parceria com a Coppe (o instituto de pós-graduação e pesquisa em engenharia da universidade) para lançar até o final de maio o primeiro respirador mecânico 100% nacional – há empresas que os fabricam no país, mas a produção depende de peças importadas, geralmente da China. Em quantidade insuficiente para a demanda nos hospitais públicos e particulares da cidade, eles são os principais equipamentos necessários para o atendimento de casos graves da Covid-19.

‘Toque de recolher dos bandidos freou a Covid-19 em favelas’, diz médico

Os respiradores criados pela força de trabalho da UFRJ estão fase final de testagem, e já há uma gigante do setor de eletrodomésticos da linha branca (fogões, geladeiras etc) interessada em produzi-los em escala industrial para colocar no mercado o mais rápido possível. Como determina a Anvisa, sem visar o lucro enquanto durar a pandemia.

+ Para assinar o conteúdo digital de VEJA RIO, clique aqui.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.