Como é o BRT Metropolitano, projeto para ligar o Rio às cidades da Baixada
Novidade promete desafogar trânsito da Avenida Brasil e garantir ao passageiro intermunicipal redução de até 50% no tempo de viagem
A Prefeitura do Rio anunciou, no começo da manhã desta quarta (6), o projeto do BRT Metropolitano, que prevê a integração rodoviária da capital com os municípios da Baixada Fluminense. Foram iniciadas as obras do Terminal Margaridas, que fica na interseção da Rodovia Presidente Dutra com a Avenida Brasil, na altura de Irajá. De lá, o BRT Transbrasil será integrado aos ônibus vindos da Baixada.
A previsão é que o Terminal Margaridas entre em operação no fim do primeiro semestre do ano que vem. Serão 63000 metros de área construída, com investimento de mais de 54 milhões de reais dos cofres do município. Atualmente, ao chegar no Rio, os ônibus seguem em direção ao Terminal Américo Fontenelle, na Central do Brasil, e vão até a Rodoviária do Rio para o desembarque de passageiros.
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A partir do terminal, o passageiro seguirá numa faixa exclusiva até o Centro, com conexão no Terminal Intermodal Gentileza, ou até a Barra da Tijuca, Recreio e Aeroporto Internacional Tom Jobim, via corredores Transolímpica e Transcarioca.
O projeto prevê a integração de ônibus municipais, intermunicipais e do sistema BRT e VLT, com o início da operação previsto para o primeiro semestre de 2026. Com a mudança, a previsão é de redução de até 50% no tempo de viagem. Segundo a prefeitura, mais de um milhão de trabalhadores saem da Baixada Fluminense diariamente para trabalhar na capital.
Com o BRT Metropolitano, a frota de veículos do BRT será aumentada. Já foram comprados cinquenta novos ônibus articulados para o serviço específico e para reforçar o sistema BRT.
De acordo com a prefeitura, o projeto irá diminuir em cerca de 300 ônibus intermunicipais paradores, que trafegam diariamente na Avenida Brasil, reduzindo os engarrafamentos. Nesta primeira fase, serão contemplados os municípios de Belford Roxo, Japeri, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu, Paracambi, Queimados e São João do Meriti.
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“Em seis meses, nós vamos ter os moradores do Rio e da Baixada totalmente integrados e a Avenida Brasil liberada de tantos ônibus paradores que aumentam o caos na via expressa”, afirmou o prefeito do Rio, Eduardo Paes.
Também foi anunciada a criação do Bilhete Único Metropolitano (BUM), para permitir que moradores da região metropolitana se desloquem entre os municípios pagando apenas uma única passagem. O valor da tarifa ainda será determinado após negociações com o governo do estado e com as prefeituras municipais envolvidas.





