Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

Ciência cidadã: cariocas são convocados a monitorar animais marinhos

Projeto Tubarões e Raias Cariocas cria banco de dados colaborativo e de acesso público para onde se pode mandar registros de encontros com estas espécies

Por Paula Autran
25 jul 2025, 06h05
raias
Raias: imagens e informações, como detalhes do corpo, do ventre ou da cabeça deles, ajudam a identificar espécie, sexo e estágio de desenvolvimento, também mostram onde e como cada um usa os ambientes costeiros do Rio. (Digitalvision/Getty Images)
Continua após publicidade

Mergulhadores, pescadores, caçadores submarinos, banhistas, esportistas… cariocas em geral estão sendo convocados a ajudar no monitoramento de animais marinhos que são predadores importantes, responsáveis pela manutenção da saúde do ecossistema da nossa costa. Com o lançamento do projeto Tubarões e Raias Cariocas, foi criado um banco de dados colaborativo e de acesso público para que todos possam enviar fotos e vídeos de animais avistados por aqui, através de formulário on-line que pode ser acessado via QR Code ou diretamente por link.

+ Bem na foto: Municipal abre espaço para público integrar obra de arte

+ Engarrafamento do bem: Corrida da Ponte leva 8000 atletas para a pista

 

projeto-tubaroes-raias cariocas
Projeto Tubarões e raias cariocas: como colaborar (./Reprodução)

do que antigamente”, observa o biólogo marinho Sérgio Santos, pesquisador do Instituto Museu Aquário Marinho do Rio de Janeiro (IMAM-AquaRio) e do Laboratório de Biologia e Tecnologia Pesqueira (BioTecPesca) da UFRJ, lembrando que no passado a catalogação só era possível a partir da coleta.

Continua após a publicidade

+ Dureza: Rio teve 179 roubos (de todos os tipos) por dia em 2024

+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui

“A chegada dessas informações à academia pode gerar políticas públicas”. Essas imagens e informações, como detalhes do corpo, do ventre ou da cabeça deles, ajudam a identificar espécie, sexo e estágio de desenvolvimento, mostrando onde e como cada um usa os ambientes costeiros do Rio de Janeiro.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de 32,90/mês