Justiça da França retoma caso de voo da Air France que caiu no mar em 2009
Voo AF447 tinha 228 passageiros a bordo e ninguém sobreviveu; investigação francesa concluiu que houve negligência por parte dos pilotos
No dia 1º de junho de 2009, um avião da Air France, que havia decolado do Rio de Janeiro com destino a Paris, caiu no Oceano Atlântico com 228 pessoas, sem sobreviventes. Dezesseis anos depois, o caso acaba de ser reaberto nesta segunda (29) por um tribunal de apelação da França.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Em 2023, tanto a companhia aérea quanto a fabricante Airbus haviam sido absolvidas em primeira instância, após um histórico julgamento público sobre o desaparecimento do voo AF447. Os promotores recorreram da decisão, acusando ambas de homicídio culposo.
+ Confirmado! Rio receberá jogo oficial da NFL; saiba onde será
A investigação francesa concluiu que os pilotos manusearam de forma incorreta a perda temporária de dados causada pelo congelamento dos sensores de velocidade, o que levou a aeronave para uma estol aerodinâmico, ou queda livre, sem responder a alertas.
O novo juízo deve se estender por dois meses, durante as quais os advogados das famílias das vítimas tentarão persuadir os juízes de apelação de que houve negligência. Ambas as empresas negaram qualquer irregularidade criminal.





