Carro de caça-fantasmas chama atenção no primeiro dia de campanha no Rio
Candidatos ao governo participam de ações estratégicas pelo estado. Nova pesquisa aponta empate técnico entre Cláudio Castro (PL) e Marcelo Freixo (PSB)
Foi dada a largada nesta terça (16) para as ações de campanha eleitoral no Rio. Durante a manhã, em frente ao prédio da Fundação Ceperj (Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores do Estado do Rio de Janeiro), em Botafogo, foi colocado um fantasma inflável de 8 metros de altura. Em seguida, um carro com caça-fantasmas – pessoas trajadas como os personagens do famoso filme de 1984 – foi para o Palácio Guanabara, sede oficial do governo em Laranjeiras. A ação, que faz parte da campanha do candidato a governador Marcelo Freixo (PSB), faz alusão ao escândalo sobre cerca de 18.000 funcionários fantasmas que receberam quase R$ 226,5 milhões sem transparência pelo governo estadual.
+ Preso há um ano e devendo bilhões, Faraó dos Bitcoins agora é candidato
Essas contratações eram feitas em forma de RPA (Recibo de Pagamento Autônomo), sem contracheque, por meio de saques de dinheiro feitos “boca do caixa”. O esquema de corrupção virou alvo de investigação do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), que apresentou uma ação civil pública pedindo a suspensão de novos contratos e a divulgação de todos já realizados, incluindo as remunerações e os projetos governamentais envolvidos no site da fundação. Até o momento, as informações não constam no portal da Ceperj. O prazo da Justiça para que a transparência seja efetivada é até a próxima segunda (22).
Agenda política
Nesta terça (16), os três candidatos mais bem colocados na pesquisa de intenções de voto – Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB) e Rodrigo Neves (PDT) – iniciaram suas campanhas em locais religiosos e seguem com agendas em regiões estratégicas do estado. Castro começou o dia em uma missa na Paróquia São José, na Lagoa, às 9h, partindo em seguida para um evento com eleitores em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
+ Motoristas, preparem-se: novas interdições serão feitas na pista da Lagoa
Já Freixo participou de uma missa na Igreja da Penha, às 6h, seguindo o exemplo de seu vice, o ex-prefeito Cesar Maia (PSDB), que costuma iniciar as corridas eleitorais subindo a escadaria da basílica. O candidato também segue para sua primeira agenda da Baixada Fluminense, considerado o principal polo de captação de votos de Cláudio Castro. Enquanto isso, o ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, começou sua campanha na Igreja Santuário das Almas, no bairro de Icaraí. O político ainda visitou a comunidade Vila Ipiranga, onde iniciou sua vida nos movimentos sociais, e parte no fim da tarde para o Calçadão de Madureira, na Zona Norte carioca, acompanhado do prefeito Eduardo Paes (PSD).
Pesquisa eleitoral
A nova pesquisa divulgada pelo Ipec (ex-Ibope) nesta segunda (15), encomendada pela TV Globo, revelou que o deputado federal Marcelo Freixo e o atual governador Cláudio Castro estão tecnicamente empatados nas intenções de voto. Castro aparece com 21% no ranking e Freixo com 17%. A margem de erro da pesquisa é três pontos para mais ou para menos.
Rodrigo Neves é o terceiro candidato na lista, com 5%, seguido por Wilson Witzel (PMB), com 4%. Segundo o Tribunal de Justiça, o ex-governador do Rio está inelegível pelo prazo de cinco anos e não pode exercer qualquer função pública. Witzel, no entanto, tenta recuperar na Justiça os direitos políticos, enquanto seu partido afirma que ele está apto a se candidatar.
+ Para receber VEJA RIO em casa, clique aqui
Realizado entre os dias 12 e 14 de agosto, o levantamento ouviu 1.200 eleitores em 37 municípios do Rio. A pesquisa também avaliou a opinião dos fluminenses sobre a gestão atual: 22% dos entrevistados aprovam o governador Cláudio Castro; 40% consideram o governo regular; 26% dos eleitores consideram a gestão ruim ou péssima; e 12% não sabem avaliar ou não responderam.
Veja o ranking completo de intenções de voto:
Cláudio Castro (PL): 21%
Marcelo Freixo (PSB): 17%
Rodrigo Neves (PDT): 5%
Wilson Witzel (PMB): 4%
Cyro Garcia (PSTU): 3%
Eduardo Serra (PCB): 3%
Juliete Pantoja (UP): 3%
Milton Temer (PSOL): 1%
Paulo Ganime (Novo): 1%
Luiz Eugênio (PCO): 0%
Brancos e nulos: 29%
Não sabe/Não respondeu: 10%