Continua após publicidade

As rainhas de bateria que prometem levantar a Sapucaí

Elas não agregam pontos à disputa pelo campeonato, mas não há como negar que dão um brilho a mais às escolas de samba

Por Heloiza Gomes Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 24 jan 2018, 17h17 - Publicado em 24 jan 2018, 15h24

O posto é cobiçado por sambistas, modelos, atrizes… No entanto, ser rainha de bateria de escola de samba não é para qualquer uma. Fôlego, samba no pé e carisma são apenas alguns dos requisitos.  Mas tê-los somente não garante o sucesso na avenida. Pelo menos, é o que acha o carnavalesco e comentarista de Carnaval Milton Cunha. Para ele, o fundamental é amar de verdade a escola, a comunidade e seus ritmistas. “Por isso que tantas ricas e cheirosas passam e não acontece nada, não brilham. Não depende de conta bancária. Precisa ter vísceras saindo pela boca quando o tambor africano toca”, diz Milton, aproveitando para condenar o uso de protetor de tímpano por quem assume o posto. “O som da bateria tem de invadir a rainha, para que vibre em uníssono com seu corpo, seu suor, sua loucura e os tambores. Se ela vibra no diapasão do tambor, meu amor, nós, da plateia, só temos que nos jogar aos pés dela, porque ela pertence verdadeiramente à tribo misteriosa, porque os orixás não deixam qualquer uma, não”, afirma o carnavalesco.

Para curtir o carnaval no Rio, confira opções de hospedagens no Booking.com

Embora o carnavalesco não a tenha citado, beleza também ajuda, a julgar pela lista das beldades que desfilarão à frente dos ritmistas do grupo especial, no Rio. Juliana Paes (Grande Rio), Sabrina Sato (Vila Isabel), Juliana Alves (Unidos da Tijuca) e Milena Nogueira (Império) são apenas algumas delas. Todas, claro, prometem levantar o público, que as espera ansioso para eleger a preferida de 2018. “Mas a novidade é a volta de Juliana Paes. Todo mundo já a conhece, mas faz muito tempo! Essa moça é da comunidade pobre da Viradouro, onde ficava encostada no portão da escola de samba, com os olhinhos da menina de 16 anos e sonhando com isso. Então, 2018 é o ano da Juliana pelo conjunto da obra. Ela é uma legítima moça de comunidade que ascendeu à categoria de unanimidade nacional. Agora quem for podre que se quebre, porque lá vem Juju Paes. E Saravá!”, saúda Milton, apostando na atriz que retorna ao posto, depois de abandoná-lo na Viradouro, em 2008. Conheça as 13 rainhas, seus pontos fortes e saiba onde encontrá-las.

DOMINGO

 IMPÉRIO SERRANO

Wellington Carvalho_divulgação
(Wellington Carvalho/Divulgação)

Nome: Milena Nogueira

Idade: 41 anos

Profissão: personal trainer

Continua após a publicidade

Ponto forte: A simplicidade, simpatia e o carinho com que trata todos da comunidade e o fato de estar presente nos eventos sociais e ensaios da escola. De acordo com a agremiação, uma Rainha que está sempre com seus “súditos” é muito raro nos dias de hoje.

Desfila no domingo, às 21h15, com o enredo O Império do samba na rota da china, do carnavalesco Fábio Ricardo.

 

SÃO CLEMENTE

DANIEL RAMALHO_REVISTA VEJA

Nome: Raphaela Gomes

Idade: 19 anos

Continua após a publicidade

Profissão: estudante

Ponto forte: Como filha do presidente da escola, Renato Gomes, a moça respira Carnaval o ano inteiro e está no posto desde os 15 anos. Ou seja, experiência não falta.

Desfila no domingo, entre 22h20 e 22h30, com o enredo Academicamente popular, do carnavalesco Jorge Silveira, que celebra os 200 anos da Escola de Belas Artes.

 

VILA ISABEL

Pedrita Junckes _Divulgação
(Pedrita Junckes/Divulgação)

Nome: Sabrina Sato

Continua após a publicidade

Idade: 36 anos

Profissão: apresentadora

Ponto forte: A integração com os integrantes da escola e a experiência de quem está no posto desde 2011.

Desfila no domingo, entre 23h25 e 23h45, com o enredo Corra que o futuro vem aí, do carnavalesco Paulo Barros.

 

PARAÍSO DO TUIUTI

ACERVO PESSOAL
(Acervo pessoal/Divulgação)
Continua após a publicidade

Nome: Carol Marins

Idade: 22 anos

Profissão: recepcionista

Ponto forte:  Filha do presidente da escola, Renato Thor, a moça tem longa experiência. Antes de assumir o posto em 2015, desfilou na ala das crianças, foi passista, musa e destaque.

Desfila no domingo, entre 0h30 e 1h, com o enredo Meu Deus, meu Deus, está extinta a escravidão?, do carnavalesco Jack Vasconcelos.

Continua após a publicidade

 

GRANDE RIO

Rodrigo dos Anjos_DIVULGAÇÃO
(Rodrigo dos Anjos/Divulgação)

Nome: Juliana Paes

Idade: 38 anos

Profissão: atriz

Ponto forte: O carisma, a simpatia, o sucesso profissional e a ansiedade com que os fãs esperam a sua volta, depois de nove anos longe do posto. É a sua estreia na escola.

Desfila no domingo, entre 1h35 e 2h15, com o enredo Vai para o trono ou não vai?, dos carnavalescos Renato e Márcia Lage, em homenagem Chacrinha.

 

MANGUEIRA

Mauro Pimentel_REVISTA VEJA

Nome: Evelyn Bastos

Idade: 23 anos

Profissão: professora de educação física

Ponto forte: É nascida e criada no morro da Mangueira e tem experiência para dar e vender. Filha da ex-rainha de bateria Valéria Bastos, a moça começou a desfilar aos 4 anos, foi rainha da Mangueira do Amanhã, em 2004, passista de 2005 a 2009 e está no atual posto desde 2014.

Desfila no domingo, entre 2h40 e 3h30, com o enredo Com dinheiro ou sem dinheiro, eu brinco, do carnavalesco Leandro Vieira.

 

MOCIDADE

A imagem mostra a rainha de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel desfilando na Sapucaí

Nome: Camila Silva

Idade: 30 anos

Profissão: atriz

Ponto forte: Além de ser passista, foi escolhida pela comunidade, o que confere representatividade e uma torcida afinada.

Desfila no domingo, entre 3h45 e 4h45, com o enredo Namastê… A estrela que habita em mim saúda a que existe você, do carnavalesco Alexandre Louzada.

SEGUNDA

UNIDOS DA TIJUCA

Mauro Samagaio_Divulgação
(Mauro Samagaio/Divulgação)

Nome: Juliana Alves

Idade: 35 anos.

Profissão: atriz

Ponto forte: O entrosamento com a bateria, o fato de ela ser superpresente na escola e a afinidade com a comunidade, além de muito samba no pé.

Desfila na segunda, às 21h15, com o enredo Miguel, o arcanjo das artes, saúda o povo e pede passagem, dos carnacalescos Annik Salmon, dos carnavalescos Hélcio Paim e Marcus Paulo, em homenagem ao ator Miguel Falabella.

 

PORTELA

LÉO CORDEIRO_DIVULGAÇÃO
(Léo Cordeiro/Divulgação)

Nome: Bianca Monteiro

Idade: 29 anos

Profissão: modelo

Ponto forte:  Desde pequena, frequenta a escola onde ingressou na ala dos passistas aos 12 anos. Foi escolhida para o posto, que está desde o ano passado, pela simplicidade, carisma e samba no pé.

Desfila na segunda, entre 22h20 e 22h30, com o enredo De repente de lá pra cá e dirrepente de cá pra lá…, de Rosa Magalhães.

 

UNIÃO DA ILHA DO GOVERNADOR

Gracyanne Barbosa

Nome: Gracyanne Barbosa

Idade: 34 anos

Profissão: modelo fitness

Ponto forte: anos de avenida. Já ocupou o mesmo posto no Salgueiro (2007), Mangueira (2008, 2009 e 2014), Vila Isabel (2010), Paraíso do Tuiuti (2011) e Unidos da Tijuca (2012) e foi musa da Portela, em 2016. É  a estreia na Ilha.

Desfila na segunda, entre 23h25 e 23h45, com o enredo Brasil bom de boca, do carnavalesco Severo Luzardo.

 

ACADÊMICOS DO SALGUEIRO

DANIEL RAMALHO_REVISTA VEJA

Nome: Viviane Araújo

Idade: 42 anos

Profissão: atriz

Ponto forte: em 2013, foi eleita a Rainha das Rainhas pelo bloco Cacique de Ramos. Isso, por si só, já diz tudo. Mas a moça, além de samba no pé, ainda toca tamborim durante os desfiles.

Desfila na segunda, entre 0h30 e 1h, com o enredo Senhoras do Ventre do Mundo, do carnavalesco Alex de Souza.

 

IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE

REPRODUÇÃO INSTAGRAM
(Instagram/Reprodução)

Nome: Flávia Lyra

Idade: 29 anos.

Profissão: tenente do Corpo de Bombeiros.

Ponto forte: musa da escola durante quatro anos, a moça conhece bem a agremiação e a experiência a deixa segura para estrear no posto.

Desfila na segunda, entre 1h35 e 2h15, com o enredo Uma noite real no Museu Nacional, de Cahê Rodrigues.

 

BEIJA-FLOR

Eduardo Hollanda_Divulgação
(Eduardo Hollanda/Divulgação)

Nome: Raíssa de Oliveira

Idade: 27 anos

Profissão: empresária

Ponto forte: Samba no pé e os serviços prestados há 15 anos.

Desfila na segunda, entre 2h40 e 3h30, com o enredo Monstro é aquele que não sabe amar. Os filhos abandonados da pátria que os pariu, de Victor Santos, Bianca Behrends, Rodrigo Pacheco, Léo Mídia e Cid Carvalho.

Para curtir o carnaval no Rio, confira opções de hospedagens no Booking.com

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de Rio de Janeiro

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.