No Dia das Crianças, desenterramos Fofão, Susie, o Atari e outros ícones da infância
Por Ernesto Neves
Atualizado em 5 dez 2016, 15h58 - Publicado em 12 out 2011, 19h54
Neste Dia das Crianças, relembramos brinquedos que fizeram sucesso nos anos 70, 80 e 90. Apesar de não serem mais fabricados, deixaram saudades em quem viveu a época em que Simony era estrela do Balão Mágico, Xuxa era a rainha dos baixinhos e o Brasil trocava de moeda a toda hora para conter sua inflação descontrolada. Nesste tempo, um minicomputador que realizava operações matemáticas era considerado o máximo da tecnologia para crianças. Enquanto isso, outros contavam históricas mirabolantes sobre o líquido que vinha dentro das miniaturas de Coca-Cola. Relembre outras histórias com o nosso top 10 de brinquedos nostálgicos.
1/10 É o brinquedo mais popular da história do Brasil. Foram vendidos 2,5 milhões de bonecos, marca que ainda não foi batida por nenhum outro brinquedo. E uma lenda urbana dizia que o boneco escondia uma faca em seu interior (Redação Veja rio)
2/10 Desenvolvido nos Estados Unidos em 1972, o videogame popularizou-se por aqui a partir do início dos anos 80. Quem nunca passou horas atirando no Atlantis ou defendendo cidades de ataque em Missile Command não sabe o que perdeu! (Redação Veja rio)
3/10 Ele era caro e, as meninas que conseguiam um, tiravam onda na escola. Muitos vinham na mala de quem viajava para o exterior e, melhor que o carro, só mesmo quem tinha a casa da Barbie. (Rodrigo Azevedo)
4/10 Item para colecionar, virou febre enquanto foi vendida. Na verdade, era preciso juntar tampinhas da Coca verdadeira para conseguir o produto. Seu líquido misterioso era alvo da curiosidade de muita criança, que abria a miniatura para prová-lo (Redação Veja rio)
5/10 Verdadeiro símbolo da década new wave, é, na verdade um quebra-cabeça criado pelo húngaro Erno Rubik, em 1974. O objetivo beirava o impossível: agrupar quadrados da mesma cor nas faces do cubo. (Redação Veja rio)
6/10 O personagem desembarcou nas lojas em 1977, quando também passou a encarnar um heroi de quadrinhos. Possuía armas mirabolantes e veículos militares, entre eles helicópteros e tanque de guerra, para combater os inimigos (Fernando Lemos)
7/10 Outro ícone para quem já passou dos 30 anos, foi lançado no Brasil em 1980. Primeiro jogo eletrônico lançado no país, exigia que o jogador decorasse a sequência de luzes que se acendiam. Quem errava escutava um sinal sonoro de deboche. O máximo! (Redação Veja rio)
8/10 Bisavô dos tablets da Apple, o computador portátil da TecToy fazia perguntas sobre conhecimentos gerais e matérias do colégio. No final, atribuía uma nota para o jogador. Atenção para a entrada falsa de disquete, que dava um ar de modernidade ao brinquedo (Redação Veja rio)
9/10 Depois do Atari e do Master System, foi a vez da japonesa Nintendo reinar no mundo dos games eletrônicos. Entre os jogos mais populares estão o bombeiro Super Mario e o macaco do Donkey Kong (Redação Veja rio)
10/10 Os bonecos cabeçudos e de cabelo engraçado ganhavam vida em cenários como postos de gasolina, navios pirata, naves espaciais e o que mais a imaginação permitisse. (Redação Veja rio)
Deixamos algum brinquedo incrível de fora? Deixe sua dica para nós!
Essa é uma matéria fechada para assinantes. Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Domine o fato. Confie na fonte. 10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe mensalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH. *Assinantes da cidade do RJ
A partir de 35,90/mês
PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis CLIQUE AQUI.